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37 AutoData | Abril 2023 disso somos mais burocráticos, estamos na posição 124 do ranking de facilidade de se fazer negócios do Banco Mundial, e o México ocupa o lugar 80. Também entendo que precisamos trabalhar no combate à corrupção, na melhoria da segurança jurídica e nos investimentos em infraestrutura, para escoar a produção da indústria de forma competitiva”. Para eliminar todos estes entraves Sahad entende que “será necessário um trabalho conjunto com indústria, governo e Parlamento para a criação de uma po- lítica industrial de Estado e não apenas de governo”. ELETRIFICAÇÃO TAMBÉM No cenário internacional de emergên- cia climática para descarbonizar as fontes de energia e conter o aquecimento glo- bal, causado pela queima de combustí- veis fósseis, o Brasil tem a rara vantagem de ter matriz energética limpa e reno- vável, com mais de 80% da eletricidade do País sendo gerada a partir de usinas hidrelétricas, eólicas e solares. Mas nem é necessário gastar toda esta energia limpa em carros elétricos, por- que aqui já se faz grande uso de etanol e está aumentando a produção de outros biocombustíveis como biodiesel, HVO e biometamo, que são quase neutros em emissões de CO2 e dão sobrevida aos motores a combustão – no caso o proble- ma para as emissões não é a combustão mas o combustível utilizado. “Ao contrário de muitos países que são praticamente compelidos a aderir aos elétricos, por falta de opção, o Brasil tem a vantagem competitiva única na produção de energia limpa, que nos permite adotar todas as rotas tecnológicas para a redu- ção de CO2, não somente a eletrificação”, pontua Cláudio Sahad. O presidente do Sindipeças, contu- do, avalia que a opção por ser um polo de produção e exportação de motores a combustão não excluirá o Brasil do Divulgação/Petrobras

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