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36 Abril 2023 | AutoData INDÚSTRIA » ESTRATÉGIA motores e veículos a combustão, para ex- portação, em virtude da legislação e das políticas de restrição à produção desses produtos emmuitos países da Ásia, Euro- pa e os Estados Unidos. Nosso objetivo foi estimular o governo a considerar essa possibilidade.” O dirigente conta também que, dias depois, relatou esta mesma oportuni- dade à diretoria do BNDES, que poderá apoiar o setor com financiamentos para modernização industrial, pois a fonte de capital das matrizes no Exterior está com- prometida com o desenvolvimento da eletrificação. Em síntese as demandas do setor junto ao governo são as mesmas de sempre: eliminar entraves à competitividade bra- sileira, especialmente a carga tributária elevada: “A eliminação de barreiras es- timulará as montadoras, principalmen- te da Europa e dos Estados Unidos, a transferir para o Brasil os seus centros de desenvolvimento e produção de motores a combustão. Outros países que concor- rem conosco, como México e Índia, já estão analisando essa possibilidade e, se não formos ágeis, poderemos perder essa oportunidade para eles”. Sahad sublinha que o Brasil já tem cadeia automotiva até mais completa do que seus principais concorrentes no mundo, mas para se transformar em polo de produção e exportação de motores e veículos a combustão é fundamental, antes, tornar o País mais competitivo no cenário internacional: “Não pedimos van- tagens ou subsídios: apenas condições de igualdade de custos com nossos con- correntes estrangeiros”. Ele exemplifica: “Não é à toa que as grandes oportunidades de investimento têm fluído para o México, onde a carga tributária é de 18%, contra 33% aqui. Além @iStockphoto

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