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32 Abril 2023 | AutoData COMBUSTÍVEIS » ALTERNATIVAS reduzir o elevado investimento inicial, que já está sendo utilizada em países euro - peus: na França e Itália refinarias velhas de petróleo, pouco produtivas, foram con- vertidas em biorrefinarias para produção de HVO e SAF, com aproveitamento dos equipamentos já instalados. Poderia ser uma opção para a Petrobras. COMBINAÇÃO PERFEITA Já existem algumas iniciativas de uso do diesel verde no País, como uma da própria Vibra, que desde o início deste ano está abastecendo com 10% de HVO os caminhões que distribuem combus- tível no Aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, RJ. Isto significa que esses veícu - los rodarão com 22% de biocombustível alternativo pois o diesel utilizado a ser misturado com o HVO já é o B12, tem 12% de biodiesel. A combinação parece perfeita, pois não há produção suficiente de biodie - sel ou HVO no País para substituir todo o diesel utilizado, assim o caminho de bom-senso para descarbonizar a matriz energética de transportes seria aproveitar todas as capacidades já instaladas de fornecimento de biocombustíveis, au- mentando gradualmente sua participação no derivado de petróleo no horizonte da próxima década. O Brasil é possivelmente o país com maior potencial bioenergético do mundo, já produz e distribui etanol em larga es - cala desde os anos 1980, está elevando gradualmente a produção e uso de bio- diesel misturado ao diesel e nos próximos anos terá mais HVO, SAF e gás biometano. Para especialistas o melhor caminho é brigar menos e aproveitar todas as op- ções à mão. Divulgação

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