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31 AutoData | Abril 2023 Apesar de concordarem sobre a supe- rioridade técnica do HVO diante do bio- diesel as partes discordam sobre o porquê de não investir mais na produção do diesel verde e abandonar o agrocombustível de base éster. Voltando ao manifesto do início de março as nove entidades que o assinam alegam no texto divulgado: “Com a mes- ma soja e demais biomassas que se faz o biodiesel de base éster é possível fazer o HVO, este sim sustentável e funcio- nal, mas as discussões sobre o incentivo à produção e uso de diesel verde não evoluem por questões econômicas e políticas. Quem produz o biodiesel não quer o HVO. Os atuais produtores não querem perder o lucro fácil e rápido do biodiesel de base éster, nem investir na modernização do processo industrial para produzir diesel verde”. Não é tão simples assim: embora traga benefícios ambientais e técnicos supe- riores o litro do HVO custa o dobro do diesel mineral e, pela cotação atual, é 90% mais caro do que o biodiesel. Minelli, da Aprobio, acrescenta: “Fazer uma biorrefi - naria de HVO custa de cinco a seis vezes mais do que uma usina de biodiesel. Mas o setor tem, sim, interesse em investir na produção de diesel verde e bioquerosene, porque o mundo vai precisar. Já temos associados que estão investindo, mas nem todos tem tantos recursos”. Minelli calcula que são necessários cer- ca de US$ 200milhões para construir uma nova usina de biodiesel. Valor bem distan- te do investimento que ele cita de uma associada da Aprobio, a BSBios Energia Renovável, líder na produção de biodiesel no País, que faturou R$ 8,5 bilhões em 2021. No ano passado a empresa anunciou que investirámais de US$ 1 bilhão na cons- trução de uma biorrefinaria no Paraguai, onde produzirá até 1 bilhão de litros/ano de HVO e SAF, bioquerosene de aviação. British Petrol e Shell já garantirama compra de 90% da produção. Outro grande aporte do setor foi anun- ciado emdezembro passado: a BBF, Brasil BioFuels, e aVibra [antiga BR Distribuidora] vão investir R$ 1,8 bilhão para produzir até 500milhões de litros/ano de HVO emuma biorrefinaria na Zona Franca de Manaus, AM, que deve entrar em operação a partir de 2025. A matéria-prima principal será o óleo de palma proveniente de uma planta- ção da BBF próxima à capital amazonense, de 120mil hectares. AVibra comprará 100% da produção. APetrobras também templanos para o HVO e deve construir uma biorrefinaria no Nordeste prevista para iniciar operações em 2027. Mas há outra alternativa para Divulgação/DAF

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