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30 Abril 2023 | AutoData COMBUSTÍVEIS » ALTERNATIVAS produção de biodiesel o setor consome mais óleo vegetal, o que resulta em cres- cimento da oferta de farelo, produzido no mesmo processo de esmagamento da soja e utilizado na fabricação de ração animal. Como este item afeta diretamente o custo dos pecuaristas, com mais farelo no mercado os preços tendem a cair. A FPBio calcula que cada 1 ponto por- centual amais de biodiesel namistura com o diesel gera R$ 3,5 bilhões de economia no custo de produção de proteínas animais como frangos, ovos, suínos e peixes, o que induziria à redução de 0,05 ponto no IPCA, principal índice do IBGE que mede a inflação ao consumidor. “O volume de óleo vegetal que sobra na produção de farelo para rações é hoje muito maior que a demanda pelo produto no País”, observa Minelli, da Aprobio. “Não há o que fazer com esse óleo e, portanto, pode ser melhor aproveitado para produzir biodiesel sem pressão de custos.” Atualmente 70% do biodiesel no País é produzido a partir de óleo de soja, os outros 30% derivam de óleos de algodão, girassol, sebo bovino, suíno e de peixe, além de uma pequena parte de óleo de cozinha usado. Nessa configuração os fabricantes de veículos, transportadores de cargas e dis- tribuidores de combustíveis acusamque o setor produtor de biodiesel no País perdeu sua função inicial, de ser um gerador de renda extra à agricultura familiar, pois hoje é dominado pelo principal cartel do agro- negócio nacional, formado pelos grandes plantadores de soja. Minelli rebate também esta acusação e garante que o objetivo inicial do pro - grama nacional do biodiesel está manti- do: “Quase todas as usinas em operação no País são certificadas pelo Programa Selo Biocombustível Social, que garan- te a compra de 30% a 35% de matérias- -primas da agricultura familiar. Em 2021, último dado disponível do Ministério da Agricultura, estas compras renderam R$ 8,4 bilhões a 74 mil famílias no campo, a maior parte estabelecida em cooperativas de soja no Rio Grande do Sul e de girassol no Centro-Oeste. Além de comprar as usinas também dão assistência técnica às pequenas propriedades produtoras”. Na recente decisão que aumentou para 12% mistura do biodiesel o CNPE estabe- leceu metas para compras de matérias- -primas provenientes de produtores rurais nas regiões Norte, Nordeste e semiárido do País, de pelo menos 10% em 2024, 15% em 2025 e 20% a partir de 2026. MELHOR É O HVO Ao menos em um ponto produtores de biocombustíveis e fabricantes de veículos concordam: alternativa bem melhor do que o biodiesel é o HVO, sigla em inglês para óleo vegetal hidrogenado, também conhecido como “diesel verde”, que ofere- ce benefícios socioambientais parecidos mas sem os problemas da produção por esterificação, como observa Rogério Gon - çalves, da AEA: “O mundo está migrando para o HVO, que é de melhor qualidade”. Em processo diferente do biodiesel, que é extraído de óleos por esterificação com adição de metanol, o HVO é produ- zido em biorrefinarias por meio de injeção de hidrogênio no óleo, emmétodo similar ao de uma refinaria petroquímica para produzir diesel mineral. Por isto o HVO tem as mesmas características químicas do combustível derivado de petróleo, assim funciona perfeitamente em qual- quer motor diesel, sem necessidade de adaptações. Divulgação/Volvo

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