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28 Abril 2023 | AutoData COMBUSTÍVEIS » ALTERNATIVAS A seu favor os fabricantes de veículos e distribuidores de combustíveis argu- mentam que o Brasil já é o país que mais usa biodiesel no mundo e deve olhar para a experiência mundial. A mistura para o consumidor final é atualmente de 7%, em média, na Comunidade Europeia, 5% no Japão e na Argentina, de 1% a 5% no Cana- dá e de 5% nos Estados Unidos na maioria dos estados. “Estes países estão na linha de frente das preocupações climáticas”, pontua o comunicado das nove entidades, suge- rindo que aumentar a mistura de biodie- sel, por sua qualidade volátil, não seria o melhor caminho para reduzir emissões. BENEFÍCIOS AO PAÍS Ainda que existam questões técnicas a serem resolvidas é evidente que o bio- diesel representa uma rota importante a ser considerada na descarbonização do transporte de cargas e passageiros, por- que de 70% a 80% de suas emissões de gases de efeito estufa são reabsorvidos na natureza. Com a adição obrigatória do agrocombustível ao diesel, de 2008 a 2022, calcula-se que foram evitadas 113,1 mi- lhões de toneladas em emissões de CO2 com o consumo de mais de 60 bilhões de litros de biodiesel no período. Mas há alguns outros benefícios so- cioeconômicos importantes a considerar. O primeiro e mais óbvio está na balança comercial brasileira: como 25% do diesel consumido no País é importado, o au- mento do uso do biodiesel nacional reduz a dependência externa de importações, economiza divisas e, portanto, garante mais segurança energética ao País. Segundo cálculos da Aprobio, de 2008 a 2020, o uso do biodiesel no Brasil re- duziu em 47 bilhões de litros as compras de diesel no Exterior, equivalente a uma economia de US$ 30 bilhões. Este ano a aprovação do B12 deverá tirar 1,3 bilhão de litros das importações do combustível fóssil. “Não por acaso uma das entidades que assinaram o comunicado contra o aumento do uso do biodiesel representa os importadores”, aponta Júlio Minelli, em referência à Abicom, Associação Brasileira dos Importadores de Combustíveis. A Aprobio destaca ainda que a pro- dução de biodiesel no País movimenta diversas atividades econômicas interre- lacionadas, incluindo agricultores fami- liares, produtores rurais, agroindústria de extração de óleo vegetal e produção de farelos, pecuaristas que fornecem gor- duras animais descartadas, indústrias de insumos químicos, além de fornecedores de equipamentos, tecnologias e servi- ços. Somando tudo a cadeia produtiva emprega atualmente mais de 1,5 milhão de pessoas e já investiu mais de R$ 10 bilhões no País, segundo a entidade. Avaliando o potencial econômico des- ta cadeia a FPBio, Frente Parlamentar Mista do Biodiesel, citando “cálculos já submetidos a vários ministérios”, indica que cada real investido na produção de biodiesel gera outros R$ 4,40 na econo- mia do País, e estima que cada 1 ponto porcentual do biocombustível adicionado à mistura com o diesel movimenta R$ 30 bilhões anuais. Em efeito econômico cruzado o bio- diesel também contribui para queda da inflação, garante a FPBio, ao criar condi - ções para redução dos preços das carnes. Isto ocorre porque quando se aumenta a Divulgação/Petrobras

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