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23 AutoData | Abril 2023 inteligência para ficar ainda mais eficiente, até como combustão pura. Ao comparar o motor a etanol com o elétrico ele questionou: “O motor elétrico é mais eficiente do que o motor a com - bustão. O problema do carro elétrico não é seu motor, mas de onde vem sua ener - gia. Já o motor a etanol, gerando energia para alimentar uma pequena bateria, aí sim, faz muito sentido”. Ele propõe a hibridização como o me - lhor dos mundos: “O etanol é só a ponta de uma cadeia extraordinária. A eletrifica - ção é o futuro do planeta. O Brasil tinha que perseguir isto como uma obsessão e criar o Proálcool Elétrico”. Nesta direção Ricardo Abreu, con - sultor sênior em mobilidade sustentável da Unica, disse que fica estranho ter de defender uma solução quando o certo é combinar soluções. Ele cita a combi - nação da tração elétrica com a geração de energia a bordo, usando o etanol, de baixo carbono: “Temos uma solução que muitos consideram como transição, mas para mim é a opção”. “É preciso tomar uma decisão: quere - mos importar um problema ou exportar uma solução?”, questionou o professor Pereira. Esta é, para ele, a pergunta cen - tral, que permeia toda a cadeia desde a área agrícola até a indústria: “A oportuni - dade que temos hoje com a reindustriali - zação do Brasil é por meio da bioenergia. Este é nosso destino”. O professor da Unicamp ressaltou ainda que o sertão é um oásis do Sol, e que com inteligência é possível captar essa energia solar e convertê-la em biomassa: “Agora, com conhecimento, podemos produzir no sertão o agave com a produtividade da cana de açúcar, em uma área muito mais barata do que em Ribeirão Preto”. A bioenergia também representa a geração de empregos. Pereira fez um cálculo raso: cada emprego gerado em uma empresa na área fóssil corresponde a cinquenta na mesma companhia em área renovável. “Viveremos uma brutal crise de de - semprego, sem precedentes, enquanto usamos um remédio antigo para uma doença nova. O Brasil tem o maior número de doutores desempregados no mundo. Não estamos conseguindo usar nossa inteligência no setor produtivo. Sem in - dustrialização não haverá emprego. Olha o que aconteceu com a Ford! Temos ouro no Brasil, na forma de biocombustível. Temos que criar uma cadeia de indus - trialização baseada nisso!” [Com reportagem de André Barros, Caio Bednarski, Lúcia Camargo Nunes e Soraia Abreu Pedrozo]

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