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64 Março 2023 | AutoData AGÊNCIA AUTODATA » NEGÓCIOS Hitech Electric inicia a produção de utilitários elétricos no Paraná Engenharia local da JAC transforma o EJS1 em microfurgão elétrico Stellantis investe em cobre na Argentina A empresa brasileira Hitech Electric anunciou que vai abrir uma linha de montagem de veículos comer- ciais leves elétricos em Campo Largo, PR. A fábri- ca, com área total de 10 mil m², começa a entregar em março o primeiro lote de utilitários e caminhões compactos. O plano é começar com capacidade pro- dutiva de cinquenta veículos por mês e dobrar este volume no curto prazo, chegando a 1 mil unidades/ ano. Após cinco anos operando como importadora e desenvolvedora de veículos movidos a bateria, a Hitech Electric passou a trabalhar como montadora com investimento da Positivo Tecnologia. O valor do aporte não foi divulgado. Ficará a cargo da catarinense WEG o fornecimento do trem-de-força dos veículos, composto por motor, inversor e baterias. A engenharia brasileira da JAC Motors desenvolveu solu- ção curiosa para o compacto E-JS1, 100% elétrico importado da China: retirou todo os componentes internos da metade traseira do carro, inclusive os bancos, reforçou o assoalho e instalou uma grade divisória com os assentos dianteiros, criando assim um microfurgão, com espaço para cargas de 1,2 mil litros. Chamado de JAC E-JS1 City Cargo, o utilitáriomira o mercado de pequenos transportadores de encomendas e prestadores de serviço, como os de telefonia e energia. Segundo o presidente do Grupo SHC, Sérgio Habib, que re- presenta a JAC no Brasil, o custo por quilômetro rodado é até seis vezes inferior ao de um similar commotor a combustão. A JAC não divulgou a autonomia de seu microfurgão, que chega às revendas por R$ 160 mil. A expectativa é comer- cializar até quinhentas unidades por ano. Com o objetivo de assegurar matérias-primas es- senciais para o esperado aumento da produção de veículos eletrificados, a Stellantis investiu US$ 155 milhões para comprar 14,2% de participação acionária na McEwen Cooper, subsidiária da McEwen Mining, que temprojetos de extração de cobre emLos Azules, na Argentina, e Elder Creek, no Estado de Nevada, Estados Unidos. O grupo tornou-se o maior acionista do projeto argentino, junto com a australiana Rio Tinto, que prevê a produção de 100mil toneladas por ano de cobre cátodo com 99,9% de pureza, a partir de 2027. As reservas asseguram a operação por no mínimo 33 anos, segundo a Stellantis. O metal é importante para a produção de cabos de alta tensão e sistemas de tração de carros elétricos, por isto espera-se que a demanda global triplicará nos próximos anos. Divulgação/Hitech Electric Divulgação/JAC Motors

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