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61 AutoData | Março 2023 Chery investirá US$ 400 milhões para fazer elétricos e baterias na Argentina Ônibus elétrico da Marcopolo começa a ser testado no Chile BMW investirá € 800 milhões para produzir carros elétricos no México A Chery anunciou investimento de US$ 400 mi - lhões na Argentina para construir uma fábrica com capacidade para montar até 100 mil veículos elétricos por ano, com 6 mil empregados diretos, e produzir localmente células de lítio para as baterias. Segundo informações publicadas no fimde fevereiro pelo jornal Ámbito Financiero, representantes do governo argen- tino se reuniram com dirigentes da Chery na sede da companhia, emWuhu, e acertaram o plano de inves- timento e lançamentos de produtos, incluindo catorze modelos, elétricos, híbridos e a combustão. Alguns deles, como o Tiggo 8 Pro, são produzidos pela Caoa Chery emAnápolis, GO. Segundo o Ámbito Financiero a Chery planeja fazer da Argentina base regional para elétricos, aproveitando as reservas de lítio do país, e atender aos mercados latino-americanos em parceria O Attivi, ônibus elétrico da Marcopolo que come- çou a ser produzido ano passado em Caxias do Sul, RS, está rodando em testes em Santiago, capital do Chile, desde o início de fevereiro. A ideia é avaliar o desempenho do modelo nos mesmos trajetos hoje realizados por veículos a diesel. Com capacidade para 91 passageiros o Attivi desenvolvido para o Chile tem 12 metros de comprimento e autonomia de 230 a 280 quilômetros. A companhia prevê que mais de 350 ônibus elétricos e híbridos rodando em diversos países, como Argentina, Colômbia, Austrália e Índia, além do Brasil, com chassis de parceiros. Divulgação/Marcopolo Divulgação/Chery Divulgação/BMW A BMW anunciou investimento de € 800 milhões em uma linha de produção de veículos elétricos em sua fábrica de San Luis Potosí, México. Serão pro- duzidos modelos a bateria da Neue Klasse, como é chamada a próxima geração dos modelos da marca alemã. Com o aporte a unidade mexicana demandará a contratação de 1 mil trabalhadores. As primeiras unidades dos elétricos Neue Klasse serão produzidas em Debrecen, Hungria, a partir de 2025, e depois em Munique, Alemanha. Os volumes adicionais feitos em San Luis Potosí sairão da linha de montagem a partir de 2027. A fábrica mexicana entrou em operação em 2019 e emprega atualmente 3 mil funcionários. Lá são fabricados os BMWSérie 3, Série 2 Coupé e o novoM2. com a Caoa Chery brasileira. A produção das baterias será feita em parceria com a Gotion, também chinesa, na Província de Jujuy, região rica em lítio. A intenção é exporta-las para mercados maduros da Europa e América do Norte.
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