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57 AutoData | Março 2023 Escort, e também o VWApollo que compartilhava a base do sedã compacto Verona. A sociedade foi encerrada em 1996. 1993 Relançamento do Fusca, produzido até 1996. 1994 Lançamento da segunda geração do Gol, o Bolinha. 1996 Inauguração da fábrica de motores em São Carlos, SP. 1999 Inauguração da fábrica em São José dos Pinhais, PR, com a produção do Golf e Audi A3. 2002 Inauguração da Nova Anchieta com introdução da plataforma PQ24 e a produção do Polo, após investimento de R$ 2 bilhões para remodelar a unidade, com instalação de quatrocentos robôs, solda a laser e pintura automatizada. 2003 Lançamento do Fox, primeiro compacto teto-alto, produzido no Paraná. Produção do primeiro motor bicombustível etanol-gasolina e lançamento do Gol Total Flex. 2008 Quinta geração do Gol e novo Voyage entram em produção em Taubaté, após investimentos de R$ 600 milhões em nova área de solda com 308 robôs. 2013 Inauguração de novo prédio em São Carlos, SP, para produção dos novos motores da família EA211. 2014 Inauguração da linha de produção do up! em Taubaté, após investimento de R$ 1,2 bilhão. 2015 Início da montagem do Audi A3 Sedan em São José dos Pinhais, sobre plataforma MQB. No ano seguinte entram na mesma linha o Audi Q3 e a sétima geração do VW Golf. Produção do primeiro motor 1.0 TSI turboflex em São Carlos, após investimentos de R$ 460 milhões. No ano seguinte entrou em linha o 1.4 TSI turboblex, também exportado para a VWMéxico. 2017 Finalização do investimento de R$ 2,6 bilhões na Anchieta para produção de novos modelos sobre plataforma global MQB, começando com o Polo e, no ano seguinte, Virtus. 2018 Anúncio de investimentos de R$ 2 bilhões para a produção sobre plataforma MQB, em São José dos Pinhais, do primeiro SUV VW nacional, o T-Cross. 2020 Início da produção na Anchieta do Nivus, primeiro SUV-cupê da marca, desenvolvido no Brasil e produzido também na Europa. 2021 Encerramento da produção do Fox no Paraná. Lançamento do Taos, SUV médio produzido na Argentina, último dos vinte lançamentos do ciclo de investimento de R$ 7 bilhões de 2017 a 2021. 2022 No fim de dezembro Gol encerrou carreira de 42 anos como veículo mais produzido, vendido e exportado da história da indústria automotiva no Brasil, com 8,5 milhões de unidades fabricadas em São Bernardo e Taubaté. Gol e sua versão sedã Voyage saem de linha em Taubaté e dão lugar ao Polo Track, novo hatch de entrada da marca no País.

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