397-2023-03

54 Março 2023 | AutoData INDÚSTRIA » HISTÓRIA projeto nacional desenvolvido sobre versão simplificada da plataforma MQB. O carro começou a ser produzido no início de 2023 emTaubaté coma importante responsabi- lidade de substituir na porta de entrada da marca o Gol, descontinuado no fimde 2022. Também integra o novo plano de inves- timento a inauguração, no fim de 2022, do Way to Zero Center na fábricaAnchieta, um centro de desenvolvimento de tecnologias de baixas emissão de CO2 para veículos, como o projeto que prevê o lançamento de novos modelos híbridos que unem a propulsão elétrica com motores a com- bustão flex, bicombustível etanol-gasolina. O objetivo é desenvolver, em conjunto com instituições de pesquisa de universi- dades como Unicamp e USP, tecnologias locais que têm o melhor impacto ambien- tal e social, bem como sua viabilidade, que podem ser utilizadas no Brasil e em outros mercados onde a eletrificação deve demo - rar mais a acontecer, como por exemplo América Latina, Ásia e África. Prestes a iniciar a venda de carros elé- tricos importados da Alemanha e diante dos planos de eletrificação total na Europa Ciro Possobomgarante que a Volkswagen do Brasil manterá sua posição de protago- nista na geopolítica do grupo no mundo, não somente pela importância histórica da subsidiária brasileira construída nos últimos setenta anos mas, também, pela possibilidades e oportunidades futuras. “A descarbonização é um dos pilares mais importantes do planejamento global daVolkswagenmundialmente. Neste senti- do, no Brasil, estamos emcontato comen- tidades, presidentes das principais usinas, políticos e representantes de indústrias para discutir a aceleração do uso do etanol e de outros biocombustíveis, tanto emveículos híbridos como também uma alternativa de matriz para carros elétricos na América Latina. É uma tecnologia limpa comgrande oportunidade para ser exportada para ou- tros países”, indica o executivo. “Atuaremos emparceria como governo, universidades e a agroindústria para que possamos traba- lhar com o que há de melhor para o futuro da mobilidade no País.” Em 2020 chegou o Nivus: SUV-cupê produzido na Anchieta sobre a mesma plataforma MQB de Polo e Virtus é o primeiro VW projetado no Brasil também fabricado na Europa. Novo modelo de entrada subiu a régua: Polo Track chegou em 2023 para substituir o Gol com mais tecnologia.

RkJQdWJsaXNoZXIy NjI0NzM=