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53 AutoData | Março 2023 no Paraná, começando pelo A3 Sedan, que trouxe pela primeira vez ao Brasil a plataforma modular MQB do Grupo VW. No ano seguinte chegaram à mesma li- nha, sobre a mesma MQB, o SUVAudi Q3 e a sétima geração do Golf, finalmente atualizada com relação à Europa – mas o modelo chegou quando o segmento de hatches médio já tinha entrado emdeclínio e ficou poucos anos mais em produção. NOVA VW Nova e importante virada na operação brasileira aconteceu como lançamento do plano nomeado Nova Volkswagen, dese- nhado para reduzir arrogância e aproximar a empresa dos desejos dos clientes. O reposicionamento veio acompanhado de novo programa de investimentos, de R$ 7 bilhões a partir de 2017, que prometia vinte lançamentos até 2021, importados e nacionais, incluindo os seus primeiros SUVs nacionais. O aporte introduziu a plataforma MQB em todas as fábricas brasileiras, come- çando pela Anchieta com a produção do novo Polo, logo acompanhado pelo sedã Virtus, versão desenvolvida no Brasil. Em 2018 foi a vez a do primeiro SUVnacional, o T-Cross, começar a ser produzido em São José dos Pinais, também sobre a MQB e com adaptações nacionais. No ano seguinte foi anunciado o segun- do SUV brasileiro, o Nivus, com silhueta cupê, mais um novo projeto nacional da marca, totalmente desenvolvido no Brasil com ferramentas virtuais que aceleraram o processo e permitiram o lançamento do carro em 2020, mesmo sob o forte impacto da pandemia. O carro entrou em produ- ção na mesma linha de Polo e Virtus, na Anchieta, e no ano seguinte tornou-se o primeiro Volkswagen projetado no Brasil a ser produzido também na Europa, na Espanha, sob o nome Taigun. O desenvolvimento do Nivus e seus sistemas também internacionalizou a en- genharia brasileira daVolkswagen, que ex- porta projetos digitais às divisões do grupo, incluindo o sistemamultimídiaVWPlay, que passou a ser utilizado em oitenta países. O plano de lançamentos, iniciado em 2017, foi finalizado em 2021 com o lan - çamento do Taos, SUV médio produzido na Argentina e no México com diversos componentes desenvolvidos e fornecidos pelo Brasil, incluindo o motor 1.4 turbo fabricado em São Carlos. NOVO CICLO E DESCARBONIZAÇÃO Depois da crise da pandemia e de nova reestruturação do quadro de funcionários, novo programa de investimento foi anun- ciado no fimde 2021, outros R$ 7 bilhões a seremaplicados no lançamento de quinze produtos até 2026, incluindo a já iniciada renovação do portfólio atual e o mais im- portante deles até agora: o PoloTrack, novo Mudança total: a partitr de 2017 a VW renovou toda sua linha de modelos no País com a plataforma MQB, começando com o novo Polo que foi seguido pelo sedã Virtus, em 2018. O modelo que faltava: em 2018 o T-Cross, primeiro SUV nacional da VW, começou a ser produzido na fábrica do Paraná.

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