397-2023-03

52 Março 2023 | AutoData INDÚSTRIA » HISTÓRIA Fox para a Europa, o que fez ambos perde- rem as atualizações de produtos globais. Com o mercado local ainda rodando abaixo de 2 milhões de unidades/ano, e exportações emqueda, em 2005 a direção da Volkswagen voltou à carga para cortar custos na subsidiária brasileira, que ame- açou demitir 3 mil funcionários e fechar a histórica fábrica da Anchieta. Após 1,8 mil demissões compulsórias e intervenção de Brasília com interrupção de financiamento do BNDES, a empresa recuou, abriu um plano de desligamento voluntário e se comprometeu a produzir dois novos mo- delos em São Bernardo. ONDA DE CRESCIMENTO A crise foi superada pelo expressivo crescimento do mercado brasileiro, que a partir de 2007 compensou com larga margem a queda de exportações. No novo cenário de expansão a Volkswagen anun- ciou novo pacote de investimentos, de R$ 6,2 bilhões. Já havia perdido a liderança de vendas, mas voltou a ser o maior fabri- cante de veículos do País, com produção que pela primeira vez superava as 700 mil unidades e chegou ao recorde de mais de 1 milhão, em 2010. Em 2008 foi dado passo decisivo para manter a empresa nas posições de topo do mercado brasileiro, com o lançamento da quinta geração do Gol. Omodelo foi total- mente remodelado e ganhou sobrevida de catorze anos, foi líder de vendas até 2014 e encerrou carreira somente no fim de 2022, após 8,5 milhões de unidades fabricadas em São Bernardo e Taubaté, como carro mais vendido da história do País – mais um ícone da marca acrescido à cena nacional que qualquer brasileiro conhece. Após hiato de lançamentos de produ- tos novos, em 2014, já sob novo ciclo de investimentos de R$ 10 bilhões de 2012 a 2016, chegou ao Brasil mais um produto global damarca, como início da produção do subcompacto up! emTaubaté, que teve sucesso relativo, nunca chegou perto do desempenho doGol, mas trouxe novas tec- nologias e estreou nova linha de motores tricilíndricos aspirados e turboflex. Em 2015 a Audi voltou a montar carros Vocação exportadora: desde 1970 a Volkswagen já embarcou do Brasil 4,2 milhões de veículos para mais de quarenta países.

RkJQdWJsaXNoZXIy NjI0NzM=