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50 Março 2023 | AutoData INDÚSTRIA » HISTÓRIA de sua fabricante, que se consolidou nos anos 2000 e nunca mais foi recuperada. Após o divórcio com a Ford a Volkswa- gen definiu um novo ciclo bilionário de investimentos no País, de US$ 2,5 bilhões no período 1995-2000, prevendo novos produtos, modernização das duas fábri- cas existentes e construção de mais duas. Os aportes integraram o compromisso da empresa com o Regime Automotivo, programa que atraiu novos fabricantes e inauguração de novas fábricas dos que já estavam aqui. PRODUTOS GLOBAIS Em 1996 a Volkswagen inaugurou sua terceira unidade industrial no Brasil, dedi- cada a motores, em São Carlos, SP, para equipar com propulsores mais avançados os novos carros que viriam a seguir. No ambiente econômico conturbado pela recente maxidesvalorização do real, no início de 1999, foi a vez de abrir a quarta fábrica brasileira, emSão José dos Pinhais, PR, que nasceu uma dasmais produtivas do grupo no mundo, com alto grau de auto- mação, capacidade de 150mil carros/ano e apenas 3,2mil empregados. O investimento foi dividido coma sóciaAudi, para produzir oA3 na mesma linha doVWGolf – primei- ro carro global da marca em décadas no mercado brasileiro, que seria exportado do Paraná para todos os mercados das Américas até o começo dos anos 2000. O compromisso era alcançar índice de nacionalização de 80%, mas o Golf co- meçou a ser fabricado com apenas 48% de componentes nacionais: powertrain, equipamentos eletrônicos e partes estam- padas eram importados. O motor alemão combloco de alumínio só foi nacionalizado em 2001, substituído por outro 1.6 em ferro fundidomontado na fábrica de São Carlos. ApioneiraAnchieta só recebeu seu pri- meiro projeto global da nova era em 2002, o hatch Polo – logo depois acompanhado da versão Sedan, o primeiro Volkswagen brasileiro a ser exportado para a Alema- nha depois dos SP2. O lançamento ocorreu após dolorosa reestruturação da empresa para estancar os prejuízos e investimentos de R$ 2 bilhões paramodernizar processos industriais. Não semantes passar por greve de 12 mil empregados ameaçados de de- missão, em decisão revertida pela matriz. Nova aposta em projeto nacional foi feita com o Fox, hatch de teto alto, que começou a ser produzido na fábrica do Paraná em 2003, inicialmente só para mer- cado brasileiro, mas a nova concepção logo atraiu a atenção da matriz, que no fim de 2004 encomendou a primeira remessa do modelo para o mercado europeu. O Fox foi uma das estrelas de exporta- ção da Volkswagen do Brasil no início da década, quando chegou a mandar para outros países mais de um terço de sua produção nacional de carros montados e desmontados. A valorização do real nos anos seguintes, no entanto, interrompeu o fluxo do Golf para aAmérica do Norte e do Primeiros modelos globais: o Golf começou a ser produzido no Paraná em 1999 e o Polo chegou à Anchieta em 2002, e sua geração atual veio em 2017.

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