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49 AutoData | Março 2023 eletrônica, catalisador, ar-condicionado e melhor acabamento interno. O objetivo era embarcar mais de 100 mil unidades, principalmente para os Estados Unidos, a partir de 1987. AUTOLATINA Outro arranjo para tentar conter as per- das e ganhar escala foi se unir à Ford coma criação Autolatina, fundada em 1º de julho de 1987. A nova empresa integrou as ope- rações industriais e a engenharia das duas fabricantes no Brasil e na Argentina, com produção cruzada e compartilhamento de plataformas e motores, mas as duas marcas permaneceram independentes, vendendo carros parecidos-quase-iguais com logotipos distintos. No acordo a Volkswagen produziu os FordVersailles e Royale derivados dos San- tana e Quantum, e a Ford fez os VWLogus e Pointer baseados no Escort, que ganhou versões comomotorAPalemão. Outra sim- biose foi o VWApollo, que compartilhava a base do sedã compacto Ford Verona. Se ajudou a reduzir os efeitos da re- cessão a Autolatina acomodou as duas empresas em uma confortável liderança de mercado que atrasou investimentos no desenvolvimento de novos modelos, enquanto eram relançados carros ma- quiados de ambas as marcas que tiveram vida curta. A sociedade sucumbiu com a abertura de mercado brasileiro aos im- portados e à globalização de produtos. O divórcio foi consumado em 1996, mas definido dois anos antes, para dar tempo às empresas de redefinir linhas de produtos e estratégias comerciais próprias. ATRASADA NO JOGO GLOBAL Após a abertura de mercado nos anos 1990, enquanto muitos novos e os já tradi- cionais concorrentes passaram a importar veículos e trouxeramprojetos globais para produção nacional, como Chevrolet Corsa, Fiat Palio, Ford Ka e Fiesta ou Renault Clio, a Volkswagen seguiu apostando no que já tinha aqui – e foi cedendo terreno. Só em 1994, já no fim da Autolatina, a empresa apresentou a segunda geração do Gol, apelidado de Bolinha, que já no ano seguinte emprestou o mesmo design dianteiro e base mecânica aos outros in- tegrantes da família, Parati e Saveiro. Ape- sar de se sustentar até 2014 como carro mais vendido do País o Gol sozinho não conseguiu reverter a perda de liderança As quatro fábricas da Volkswagen no Brasil (em sentido horário começando no alto à esquerda): Anchieta, Taubaté, São José dos Pinhais e motores em São Carlos.

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