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48 Março 2023 | AutoData INDÚSTRIA » HISTÓRIA projetado para dar sobrevida ao veículo mais longevo da indústria. A substituição do Fusca por outro icô- nico campeão de vendas da marca só começou a ser efetivada em 1980, com o lançamento do Gol, o produto do Projeto BX, com linhas inspiradas no Passat e na primeira geração do Golf europeu. Mas o carro foi lançado ainda com o velho, fraco e ineficientemotor boxer 1300 refrigerado a ar, de 50 cv, instalado sob o capô dianteiro. No mesmo ano a Volkswagen lançou seus primeiros modelos a álcool, Fusca, Brasília e Passat, dando início à era do biocombustível alternativo brasileiro em sua linha de produtos nacionais. Foi mais um passo independente da engenharia brasileira que, duas décadas depois, cul- minaria no desenvolvimento da tecnolo- gia bicombustível etanol-gasolina – hoje dominante no País – e no lançamento do primeiro carro flex fuel, o Gol Total Flex, apresentado em 2003. NOVO LÍDER NA CRISE Já incomodada pela forte recessão econômica que tomava conta do País e pela concorrência da Fiat, que aportou produção no Brasil em 1976 e pôs fim à hegemonia da marca alemã na faixa mais popular do mercado, em 1981 a Volkswa- gen demitiu 9mil empregados nos primei- ros quatromeses do ano. Mas a renovação de produtos continuou. O Gol incorporou o motor 1.6, ainda re - frigerado ar e deu origem a uma família completa de carrocerias – hatch, sedã, pe- rua e picape – montadas sobre a mesma plataforma. O sedãVoyage foi lançado em 1981 com a mesma mecânica do Passat, assimcomo a perua Parati no ano seguinte, que assumiu a posição da Brasília, cuja produção foi encerrada em 1982. Nomes- mo ano foi lançada a picape Saveiro, mas inicialmente com o motor a ar do Gol. Somente em 1985 as versões mais ca- ras do Gol passarama usar omesmomotor 1.6 refrigerado a água que já equipavam Voyage, Parati e Passat. Depois da atua- lização tecnológica, em 1987, o Gol final - mente assumiu sua histórica liderança do mercado brasileiro, que perdurou por 27 anos, até 2014. Do ponto de vista comercial o modelo foi um sucesso por quase três décadas, mas não evitou a perda gradual da liderança hegemônica de mercado da Volkswagen. Perdendo dinheiro com a crise econô- mica e o acirramento da concorrência a Volkswagen reduziu sua importância inter- nacional no grupo mas seguiu apostando no desenvolvimento local para exportar e subir o nível de seus produtos, com o ob- jetivo de atingir o topo da pirâmide social brasileira, na época atendida exclusiva- mente pela produção nacional, pois as importações estavam proibidas. Assim surgiu o sedã médio Santana, lançado em 1984, acompanhado no ano seguinte pela sua versão perua, a Quan- tum. Na mesma época a fabricante come- çou a investir no desenvolvimento do Fox, versão do Voyage para exportação. Para isto mais de 2,4 mil componentes foram revisados, com incorporação de injeção Duas grandes mudanças do líder: em 1994 a VW lançou a segunda geração do Gol, com linhas arredondadas, em 2008 chegou o G5 totalmente remodelado.

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