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45 AutoData | Março 2023 gen em 1965. Dois anos depois também a Vemag foi comprada e incorporada à operação no Brasil. O projeto do Sedan 1600 serviu de base para o quarto carro da marca no País, a perua Variant, lançada em 1969 com apelo de modelo popular familiar, com grande espaço para bagagens no compartimento dianteiro e na traseira, em cima do motor plano, o que rapidamente turbinou as vendas. Em 1970, ao completar seu primeiro milhão de carros produzidos no Brasil, a Volkswagen lançou a versão cupê da Va- riant, o TL 1600, acompanhado do Sedan 1500, o Fuscão. No ano seguinte, em novos voos in- dependentes da engenharia nacional, foi inaugurado em São Bernardo o primeiro laboratório de colisão da América Latina e a Volkswagen apresentou os esporti- vos SP-1 e SP-2, com desempenho pífio de motores 1600 e 1700 de apenas 65 e 75 cavalos, mas o belo design atraiu o interesse da matriz e promovendo a ex- portação de 681 unidades do SP-2 para a Europa até 1975, ano em que a produção foi encerrada. A consolidação da independência do departamento de design tomou no- vas formas em junho de 1973, quando foi apresentada a Brasília, uma mini-Variant, 10 centímetros mais curta, que lançou o estilo hatchback no Brasil e tornou-se um sucesso imediato como conceito de carro grande por dentro e pequeno por fora, que dominaria o mercado brasileiro décadas. DO AR À ÁGUA, E PARA FORA Como resultado da incorporação da Auto Union e de suas tecnologias e design mais refinados no início dos anos 1970 a Primeiro Volkswagen com motor dianteiro refrigeradio a água: o lançamento do Passat, em 1974, deu início a uma nova era da marca. Novo projeto nacional: em 1973 a miniperua Brasília lançou o estilo hatchback no Brasil.
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