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44 Março 2023 | AutoData INDÚSTRIA » HISTÓRIA O Fusca, que foi o carro mais vendido do País por mais de vinte anos, de 1961 a 1982, e a Kombi dominaram o cenário de ruas e estradas. É difícil encontrar um brasilei- ro acima dos 40 anos que nunca tenha dirigido ou rodado a bordo de um destes dois robustos Volkswagen – e com certeza qualquer habitante nacional sabe o que é ou já viu um Fusca ou uma Kombi, já que até hoje existem milhares rodando por aí. O conforto da liderança folgada em um mercado protegido da concorrência externa deu à Volkswagen o privilégio de investir pouco em novos projetos, apli- cando apenas pequenas melhorias incre- mentais aos seus campeões de vendas. Somente em 1967, dez anos após o início da produção na Anchieta, foram incorpo- rados os motores boxer 1300 para o Fusca e 1500 para a Kombi. Fábricas & Produtos A nchieta/São Bernardo do Campo, SP: Polo, Virtus, Nivus, Saveiro Taubaté, SP: Polo Track S ão José dos Pinhais, PR: T-Cross S ão Carlos, SP: motores família EA211 aspirados 1.0 e 1.6 MPI e turboalimentados 1.0 e 1.4 TSI. Processos industriais no Brasil V eículos: ferramentaria, estamparia, armação/Solda, pintura, montagem M otores: usinagem e montagem Empregados 12,9 mil Fornecedores produtivos 300 Rede no País 478 concessionárias Ciclos de investimentos recentes 2022-2026 – R$ 7 bilhões 2017-2021 – R$ 7 bilhões 2012-2016 – R$ 10 bilhões 2007-2011 – R$ 6,2 bilhões Produção em 70 anos 25 milhões de veículos de 33 linhas 13 milhões de motores Exportações em 70 anos 4,2 milhões de veículos Recordes Produção: 1 milhão 70 mil [2010] Vendas Brasil: 773,3 mil [2012] Exportações: 392,5 mil [2010] Capacidades de engenharia e P&D Laboratório de Segurança Veicular Laboratório de Emissões Way to Zero Center Campo de Provas Taubaté Laboratório de Realidade Virtual Raio-x VW do Brasil DIVERSIFICAÇÃO LENTA Também em 1967 foi lançado o três - -volumes Sedan 1600, pela falta de bele - za dos traços quadrados logo apelidado de Zé do Caixão. O carro só fez sucesso com taxistas, mas marcou o início do desenvolvimento independente da en- genharia brasileira da empresa. O 1600 foi o primeiro Volkswagen projetado no Brasil, em sociedade com a Vemag, que produziu o modelo em suas instalações juntamente com os DKW – uma das marcas da Auto Union, ao lado de Audi e Horch, que foi adquirida pela Volkswa- O belo SP-2, de 1971: voo independente do departamento nacional de design fez sucesso na matriz, na Alemanha.
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