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41 AutoData | Março 2023 Primeira fábrica Volkswagen fora da Alemanha e início da liderança: em 1959 começou a ser produzido o Fusca em São Bernardo do Campo, na Anchieta. Início da aventura industrial: cabine de pintura da fábrica na Anchieta em seus primeiros anos de funcionamento, no fim dos anos 1950. com apenas doze funcionários que mon- tavam poucas unidades por dia do Sedan 1200 [o Fusca] e da Kombi com partes importadas da Alemanha, a Volkswagen deu início à sua jornada de ascensão me- teórica no País. Compreços mais acessíveis, e robustez à prova das vias subdesenvolvidas do País, os modelos logo conquistaram os brasi- leiros. Poucos anos à frente a Volkswagen investiu em sua primeira fábrica completa fora da Alemanha e subiu ao posto de maior fabricante do País. Sete décadas depois da inauguração da modesta linha demontagemno Ipiranga a empresa soma quatro fábricas em operação, quase 13 mil empregados e 25 milhões de carros já produzidos, 4,2 milhões deles exportados daqui para mais de quarenta países em cinco continentes. TIRO CERTO Mais nova dentre as centenárias fabri- cantes alemãs de veículos – fundada em 1937, sob controle estatal e supervisão do governo nazista para fazer o Carro do Povo, como diz seu nome em alemão –, a Volkswagen renasceu da destruição no pós-guerra oferecendo o seu pequeno Se- dan 1200 com formato de besouro, proje- tado nos anos 1930 por umcerto Ferdinand Porsche com o compacto motor boxer traseiro, refrigerado a ar e com cilindros contrapostos na horizontal, o que permitia até então inéditos arranjos de redução e tamanho e peso do veículo. O Käfer em alemão, Beetle em inglês e, mais tarde, Fusca no Brasil, era uma das muitas opções de veículos populares que surgiram nos anos 1940 para motorizar aquela Europa ainda arrasada e pobre. Foi, portanto, uma opção perfeita para o mercado brasileiro, então habitado por carros importados fora do alcance da classe média. Foi um tiro certo. A produção cresceu tão rapidamente que, antes mesmo da criação oficial, em 1956, dos incentivos do governo Juscelino Kubitscheck no GEIA, Grupo Executivo da Indústria Automobi- lística, a Volkswagen decidiu fazer o maior investimento da indústria no País até então, iniciando a construção da fábrica à mar- gem da via Anchieta, em São Bernardo do Campo, SP – a unidade por muitas déca- das foi o maior complexo automotivo da América Latina. Com o projeto rapidamente aprovado pelo GEIA e ainda com partes da fábrica em construção, a produção da Kombi na- cional foi iniciada na Anchieta, em 1957, com 50% de componentes nacionalizados – motor e câmbio ainda eram importados. O histórico Volkswagen de grandes volu- mes, o Fusca, começou a ser produzido à razão de 55 unidades/dia em janeiro de 1959, mesmo ano da inauguração oficial da fábrica.

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