397-2023-03

40 Março 2023 | AutoData INDÚSTRIA » HISTÓRIA P oucas marcas participaram tanto do imaginário e do cotidiano dos brasi- leiros como a Volkswagen nos seus últimos 70 anos, completados neste março, em trajetória que se confunde com a própria história da indústria automotiva e da motorização do País. Pode-se cravar que esta tornou-se a mais brasileira das muitas empresas alemãs que se instalaram aqui, a partir dos anos 1950, para integrar a nascente produção nacional de veículos. “AVolkswagen tem importância histó- rica para o Brasil e está presente na vida, no coração e na garagem dos brasileiros há 70 anos”, resume Ciro Possobom , pre- sidente da operação brasileira, elemesmo um novato que completa seu quarto ano na empresa, mas que, como todo brasi- leiro, conhece bem o peso histórico da corporação. “Não é pouca coisa.” Construídos sobre a mesma base me- cânica, os espartanos e robustos Fusca e Kombi tornaram-se conhecidos dos brasileiros já a partir de 1950, quando co- meçaram a ser importados pelo Grupo Brasmotor, que por três anos também montou sob licença perto de 2 mil uni- dades de ambos os modelos, até que a Por Pedro Kutney Volkswagen faz 70 anos de casamento com o Brasil Primeira operação da empresa fora da Europa deu início à expansão acelerada da indústria de veículos no País e se integrou rapidamente ao cenário nacional Primeira operação no Brasil: em 1953 a Volkswagen abriu uma linha para montar partes importadas de Fusca e Kombi no bairro do Ipiranga, em São Paulo. Volkswagen decidiu abrir no Brasil sua primeira operação própria fora da Euro- pa, após negociações com o segundo governo de Getúlio Vargas que tornaram viável a sociedade com o grupo brasileiro MonteiroAranha, que detinha participação minoritária de 20% do negócio – vendida nos anos 1980. Em 23 de março de 1953, em um sin- gelo galpão no bairro do Ipiranga, antigo reduto industrial da cidade de São Paulo, Fotos/acervo VW Divulgação/VW

RkJQdWJsaXNoZXIy NjI0NzM=