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39 AutoData | Março 2023 retomada de veículos pela falta de paga- mento – é unânime que este custo, em- butido na taxa do financiamento, poderia cair rápido se fosse aprovado o Projeto de Lei 4 188/21, parado no Congresso, que trata da desjudicialização desta operação. Bernardino propõe o aprimoramento das garantias para destravar o crédito: “O problema não está na falta de capital. O que é preciso é melhorar as condições para operar, como trata o projeto de lei de retomada do bem, que hoje é umprocesso burocrático, difícil. De cada cemcarros que os bancos resolvem retomar, conseguem somente trinta. Emummercadomais ma- duro, como dos Estados Unidos e da Eu- ropa, este índice chega a 85%. A melhoria da garantia muda o jogo”. Mais recentemente outro ponto de es- tresse também retira recursos e encarece o crédito: é o caso da Lojas Americanas, cujo escamoteado rombo bilionário levou- -a ao processo de recuperação judicial, arrastando consigo outras como Tok Stok e Marisa, o que provocou grandes perdas aos bancos e os tornou aindamais avessos a novos riscos, emmeio ambiente adverso à concessão de financiamentos. Tereza Fernandez , consultora econômi- ca e assessora da Fenabrave, entende que a reativação do crédito só virá a partir da clareza do cenário econômico. Até que isto ocorra os bancos devem permanecer se- letivos. Para ela a discussão atual não deve ter como ponto principal apenas a redução da Selic ou o subsídio ao financiamento: “É preciso também avaliar como serão enca- minhadas as medidas de cunho fiscal que contribuirão, por si só, para a melhoria do ambiente e maior liberação de crédito”. Dentre os fatores que manterão o cré- dito restrito a economista aponta a inadim- plência, que entrou empersistente rota de alta desde 2022, a continuidade da guerra na Ucrânia, que pressiona os preços das commodities, e a resistente inflação. Divulgação
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