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30 Março 2023 | AutoData PRODUÇÃO » VEÍCULOS DE CARGA pelo TCO, sigla em inglês para custo total de propriedade, tradicional métrica uti- lizada para analisar o valor de aquisição do caminhão como bem de capital e to- dos os demais custos envolvidos em na operação ao longo de sua vida útil, como gasto de combustível, pneus, manuten- ção, documentação, seguro etc: “Quem definirá o que será adotado no Brasil será o mercado e ele será guiado pelo TCO do caminhão”. Na visão do consultor os caminhões pesados tendem a aderir ao gás biome- tano, porque o custo, 40% a 50% maior do que um caminhão a diesel, é bem menor do que um modelo elétrico ou a hidrogênio. FORTALECIMENTO DA EXPORTAÇÃO Outro fator que deve continuar a aque- cer a produção de caminhões no Brasil são as exportações, pois o País está pratica- mente sozinho na oferta destes veículos a mercados vizinhos e a países da África e Oriente Médio. Apesar dos muitos desafios postos à frente no futuro as novas tecnologias de propulsão limpa poderão ser uma im- portante ferramenta para o Brasil fortale- cer suas vendas externas de caminhões. Antônio Jorge Martins, professor de cur- sos automotivos da FGV, Fundação Ge- túlio Vargas, destaca que há um grande potencial à frente para fortalecer suas exportações na América do Sul, sobre- tudo de caminhões elétricos. Para ele o País tem condições de tirar proveito do aumento de competitividade baseado nas novas matrizes energéti- cas: “As fábricas instaladas no Brasil se- rão suficientes para atender a demanda dos países vizinhos. Na medida em que aumenta a competitividade em torno do motor elétrico passa a ter demanda para este produto mais sustentável e, de forma geral, mais países entram na onda”. Os primeiros passos deste caminho já foram dados pela Volkswagen Ca- minhões e Ônibus, que há pouco mais de um ano iniciou as exportações para países da América Latina das primeiras unidades do seu e-Delivery 100% elétrico, produzido em sua fábrica de Resende, RJ, desde 2021. Apesar dos quase setenta anos de história a indústria de caminhões no Brasil ainda pode ser considerada uma jovem senhora com experiência para continuar grande aqui e ganhar o mundo com seus produtos. Divulgação/Mercedes-Benz

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