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10 FROM THE TOP » EVANDRO GUSSI, UNICA Março 2023 | AutoData Etanol com sensatez D esde 2019 presidente daUni- ca, União da Indústria de Ca- na-de-Açúcar e Bioenergia, o advogado e ex-deputado federal EvandroGussi temsido uma voz sensata a falar sobre as vanta- gens do etanol para descarbonizar as emissões dos veículos, mas sem confrontar o biocombustível com a outra solução mais charmosa, a eletrificação, abraçada no mundo desenvolvido e por parte da im- prensa nacional com síndrome de vira-lata. Esta é, segundo ele, uma “discussão infantil”, pois não se trata “disto ou daquilo”, mas de elétricos “e” etanol – e outros biocombustí- veis –, que poderão ser usados por mais de 3 bilhões de pessoas. Gussi afirma que, mesmo se um dia sair do setor “acho que o etanol de cana ou demilho nunca sairá de mim, pois tenho orgulho de ser um cidadão de um País que há déca- das constrói uma solução tão boa para o meio ambiente”. É, de fato, uma questão de bom-senso: “Por que o País deve- ria desprezar uma tecnologia que já conhecemos, desenvolvemos e usamos amplamente há mais de quarenta anos?”. Gussi garan- te que “ninguém na Unica quer barrar os carros elétricos: eles são bem-vindos. Mas o que não pode é favorecimento com benefícios desnecessários”. Na entrevista a seguir o presi- dente da Unica conta como o setor está se mexendo para aumentar sua produtividade, estimular o uso de etanol – aqui e no Exterior – e como interage com governo e in- dústria para preservar e desenvol- ver o biocombustível. Existe no mundo a defesa dos carros elétricos comomelhor solução para des- carbonizar as emissões. Aqui no Brasil já temos uma frota de baixa emissão que há mais de quarenta anos usa etanol. Neste confronto sobre qual das duas tecnologias deveria ser incentivada o carro elétrico é inimigo do biocombus- tível ou vice-versa? Esta discussão me parece infantil, é como duas crianças que brigam por algo desnecessário. E este é um caso típico. Temos uma demanda por descar- bonização tão grande que não dá para ficar discutindo “vai ser isto ou aquilo”. Estamos no mundo do “isto e aquilo”, em que as coisas se complementam e se somam para entregar os melhores resultados. Então o carro elétrico não é um inimigo do etanol. Aeletrificação tem papel importante por ter trazido o debate da redução de emissões e será uma solução fora do Brasil e aqui também. O que não podemos é desprezar uma rota tecnológica comprovada, pensada, estudada, desenvolvida e com entregas efetivamente realizadas. Além de um passado glorioso na redução de emis- sões de CO2 causador de efeito estufa [estima-se que o uso de etanol no País já tenha evitado a emissão de 600 mi- lhões de toneladas de CO2], temos um Entrevista a André Barros e a Pedro Kutney Clique aqui para assistir à versão em videocast desta entrevista

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