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58 Fevereiro 2023 | AutoData AGÊNCIA AUTODATA » NEGÓCIOS Por Márcio Stéfani Tupy conclui a aquisição da MWM CBMM e Echion anunciam fábrica de óxidos de nióbio para baterias Gefco é incorporada e passa a se chamar Ceva BorgWarner considera separar negócios em duas companhias A Tupy concluiu em dezembro a aquisição da fa- bricante MWM, por R$ 855 milhões. Com a operação a fundição adiciona ao seu portfólio de produtos a produção de motores diesel para veículos comerciais e grupos geradores de eletricidade para o agronegó- cio e outras aplicações. Segundo Fernando Cestari Rizzo, CEO da Tupy, “juntas as empresas tornam-se uma companhia singular no mercado, que reúne em um mesmo fornecedor serviços de fundição, usina- gem, montagem, validação técnica e atividades de engenharia associadas”. De olho na crescente demanda por eletrificação a mineradora CBMM vai construir uma nova fábrica de óxidos de nióbio em sua unidade de Araxá, MG, com capacidade de 2 mil toneladas por ano, a partir de parceria com a Echion Technologies, especializada na produção de baterias e seus componentes. A previ- são é que a nova planta seja inaugurada no início de 2024. O óxido de nióbio será aplicado na tecnologia XNO da Echion, que permite o carregamento ultrar- rápido de baterias, garante maior vida útil e traz mais segurança. A fábrica terá capacidade para fornecer material equivalente a 1GWh de produção de células de bateria. A CBMM investirá US$ 80 milhões para ampliar sua linha de produção de óxidos de nióbio, o que inclui a nova fábrica. A Ceva Logistics anunciou a criação de divisão de- dicada à logística de veículos acabados a partir da antiga operação da Gefco, cuja compra foi concluída em julho. A aquisição da empresa, que pertenceu ao Grupo PSA e depois à Stellantis, alçou a Ceva ao patamar de líder global em soluções neste segmento. A marca Gefco será substituída mundialmente no decorrer deste ano, após a finalização da integração de outras atividades da companhia, como logística contratada e transporte terrestre. Criada pela Peugeot em 1949, a Gefco transportava 4 milhões de veículos por ano com sua frota de 1,6 mil caminhões e quase 3 mil vagões ferroviários. ABorgWarner anunciou emdezembro sua intenção de dividir os seus negócios em duas companhias, uma focada em eletrificação e outra em combustão e sistemas de alternativos, como hidrogênio. Assim as atuais divisões de Sistemas de Combustível e Af- termartket formariam uma nova empresa, deixando a atual BorgWarner com as divisões de e-Propulsão e Drivetrain e sistemas de gerenciamento. O chair- man Alexis Michas afirmou que a “intenção de sepa - ração maximiza o valor dos acionistas, tendo duas companhias focadas e fortes, cada uma tocando suas diferentes estratégias”. A expectativa é concluir a operação até o fim de 2023. Divulgação/CBMM Divulgação/Ceva

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