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40 Fevereiro 2023 | AutoData TECNOLOGIA » BICOMBUSTÍVEL exclusivamente com a gasolina brasileira, com27%de etanol anidro, emite 131 gramas de CO2 por quilômetro, contra apenas 37 g CO2/kmquando abastecido comoE100de cana. Estevalor émenor do que ummodelo elétrico a bateria na Europa, que alimenta - do pela matriz energética atual da região, baseada em usinas termelétricas, emite 54 g CO2/km – e emitiria 35 g CO2/km se usasse a energia mais limpa disponível no Brasil, 80% renovável, gerada a partir de hidrelétricas, alémusinas eólicas e solares. A combinação com a eletrificação é ainda mais vantajosa: o híbrido flex Toyota Corolla, já produzido no País desde 2019, apresenta a melhor relação de eficiência, com emissão de 29 g CO2/km quando abastecido só com etanol. Presidente da Anfavea, a associação dos fabricantes de veículos instalados no País, Márcio de Lima Leite observa que “o mais relevante não são os 40 milhões de veículos flex que já produzidos, mas os quarenta anos de pesquisa e desen - volvimento com etanol, que representa uma alternativa de descarbonizaçãomuito vantajosa para o Brasil”. Segundo estimativa da ANP, Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Bio- combustíveis, em 2021 o E100 teve par- ticipação de quase um terço, 32,5%, no abastecimento dos 32 milhões de veículos flex que rodam no País atualmente. Isto significa que o Brasil já tem em sua frota poucomais de 10milhões de veículos que emitem menos CO2 do que os modelos elétricos a bateria vendidos hoje na Europa. “Nenhum outro país tem uma frota de baixa emissão deste tamanho”, assinala Lima Leite. “Graças ao etanol, em termos de descarbonização de emissões veiculares, o Brasil estámais avançado do que o resto do mundo.” Evandro Gussi, presidente da Unica, aponta que o aproveitamento da fonte de energia alternativa e renovável, associado à capacidade eficiente de produção e dis - tribuição de biocombustível, “fez o Brasil iniciar o processo de transição energética antes do resto domundo: há vinte anos nós fazemos aqui o que muitos países estão começando a fazer agora, o que comprova a competência da engenharia nacional, de nível mundial”. AUnica estima que, como uso de etanol nos carros flex, o País já evitou a emissão de 600 milhões de toneladas de CO2 na atmosfera. Gussi pontua: “E pode sermuito mais: se aumentar o consumo de biocom- bustível este número dobra rapidamente”. Cálculos da EPE, Empresa de Pesqui - sa Energética, vinculada ao Ministério de Divulgação/Unica

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