396-2023-02

39 AutoData | Fevereiro 2023 O que era para ser uma alternativa eco - nômica acabou virando solução de descar- bonização do transporte, porque promoveu omaior consumo de etanol, biocombustível amplamente disponível e distribuído no País desde os anos 1980, que tem a vantagem ambiental de ser umcombustível renovável compegada quase neutra de carbono, pois de 80% a 90% de suas emissões de CO2 são reabsorvidos nas plantações de sua principalmatéria-prima, a cana-de-açúcar. Ou seja, muito antes de se falar emdes- carbonização das emissões veiculares o etanol e a tecnologia flex fuel garantiram ao Brasil uma solução pronta emuitomais barata do que a eletrificação para reduzir significativamente os volumes de CO2 emi - tidos na atmosfera pela maior parte dos veículos vendidos aqui. MAIS LIMPO DO QUE ELÉTRICO Quando abastecido com 100% de eta- nol, o E100, o balanço neutro de carbono torna um carro flex mais limpo do que um elétrico a bateria na Europa, quando se considera as emissões do poço à roda – levando-se em consideração todo o ciclo do combustível, desde sua produção, dis- tribuição, transporte e consumo no veículo. Segundo cálculos da Unica, União da Indústria da Cana, considerando o ciclo do poço à roda, um veículo alimentado 0,05 3,6 % 0,33 2,22 % 0,81 50,1 % 1,43 78,1 % 2,00 85,6 % 2,33 87,2 % 2,65 88,1 % 2,88 86,4 % 2,85 83,1 % 3,16 87,0 % 3,17 88,5 % 2,94 88,2 % 2,19 88,4 % 1,75 88,0 % 1,93 88,6 % 2,17 87,6 % 2,33 87,4 % 1,66 85,2 % 1,62 82,2 % 1,63 83,3 % 2003 2004 2005 2006 2007 2008 2009 2010 2011 2012 2013 2014 2015 2016 2017 2018 2019 2020 2021 2022 Evolução do mercado de carros flex fuel no Brasil Emplacamentos em milhões de unidades e porcentual do total de vendas de veículos leves Fonte: Anfavea

RkJQdWJsaXNoZXIy NjI0NzM=