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38 Fevereiro 2023 | AutoData TECNOLOGIA » BICOMBUSTÍVEL N este fevereiro a principal inovação já desenvolvida pela engenharia auto- motiva no País atinge dois marcos históricos: 40milhões deveículos flex fuel já foram vendidos no Brasil em vinte anos, desde o lançamento, em 2003, do primeiro carro bicombustível, oVolkswagen Gol 1.6Total Flex, equipado comsistema de gerenciamento demotor que, pela primeira vez, introduziu no mercado um carro que roda comgasolina ou etanol hidratado em qualquer proporção de mistura. O sucesso deste arranjo foi tamanho que, empoucos anos, todos os fabricantes de veículos no País – e até alguns impor- tadores – já tinham adotado a tecnologia flex em suas linhas de produtos, que foi embarcada em 81% de todos os veículos leves com motor ciclo otto produzidos e Por Pedro Kutney Flex: 40 milhões em vinte anos. Principal inovação da engenharia automotiva nacional está em 81% dos veículos leves vendidos desde 2003 – e garante ao Brasil uma solução pronta e barata para descarbonizar as emissões de sua frota. vendidos no mercado brasileiro. Este por- centual chegou ao pico de 88,6%, em2017, e desde o ano passado está estabilizado em torno de 83%. Lançada inicialmente como uma solu- ção criativa que deu ao consumidor bra - sileiro a opção de escolher no posto de abastecimento o combustível mais van- tajoso para seu bolso, alguns analistas e executivos da indústria atribuem à tecno - logia bicombustível um dos fatores que animarammuitas pessoas a trocar de carro, fazendo as vendas baterem sucessivos recordes na primeira década deste século, época em que o Brasil se tornou o quarto maior mercado de veículos do mundo e chegou ao topo de 3,6milhões de automó- veis e de comerciais leves emplacados, em 2012 – naquele ano 87% deles foram flex. Divulgação/Bosch

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