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32 Fevereiro 2023 | AutoData MERCADO » TRAJETÓRIA Ou seja: mesmo havendo demanda para mais de 2 milhões de veículos/ano a indústria não conseguiu produzir o su- ficiente para atender a todos os pedidos nos últimos dois anos. RECORDE FORA DO HORIZONTE No cenário atual de desemprego ele- vado e declínio da renda da população, que não consegue acompanhar a esca- lada de juros e preços, o mercado ficou menor e um novo recorde está cada vez mais distante. Nas projeções da Bright Consulting só em 2031 as vendas po- dem atingir novamente os 3,8 milhões de veículos. Há previsões que sequer conseguem enxergar este volume no horizonte: a LMC estima que o Brasil voltará a superar a barreira dos 3 milhões/ano apenas depois de 2028, enquanto a S&P Global, antiga IHS, projeta 3 milhões somente após 2029 e suas estimativas param em 2035, com 3,6 milhões. “Uma combinação de fatores puxou o mercado para baixo e deve mantê-lo estagnado por algum tempo”, avalia Ro- berto Barros, analista sênior de pesquisa e projeções para veículos leves da S&P Global, que assim como as associações de fabricantes e distribuidores, Anfavea e Fenabrave, projeta vendas em 2023 novamente na casa de 2 milhões de unidades. A justificativa: “A alta dos juros e da inadimplência devem continuar a restrin- gir o crédito, que é uma condicionante muito importante para a expansão deste mercado. Também não vemos o desem- prego voltar para níveis mais baixos. Existe descompasso de renda [em declínio] e preços dos veículos, que nos últimos dez anos subiram mais do que o dobro da inflação”. Kalume Neto, da Jato, aponta um con- junto de fatores negativos encadeados: “Houve empobrecimento da população, alta exorbitante dos juros e elevação da inadimplência, falta confiança ao consu - midor e, não menos importante, os pre- ços dos carros, na média, dobraram nos últimos seis anos”. Levantamento da Jato indica que o preço médio de um automóvel no Brasil subiu de R$ 66,3 mil, em 2016, para R$ 130,8 mil no fim de 2023. Cássio Pagliarini, consultor chefe de estratégia da Bright Consulting, também endossa a projeção de mercado estagna- do em 2023, na casa de 2 milhões de ve- ículos leves, apontando a persistente alta taxa de desemprego como fator principal: “Emprego garante renda e segurança, as pessoas compram mais quando estão empregadas, têm acesso ao crédito. Foi isto que sustentou o recorde de vendas em 2012 e hoje não sustenta mais”. Hyundai HB20 Fiat Uno Divulgação/FCA Divulgação/Hyundai

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