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31 AutoData | Fevereiro 2023 Fiat Strada • havia alta confiança do consumidor, amparado por pleno emprego: a taxa de desemprego era de 5,5% contra mais de 8% hoje; • a economia e a renda cresciam: o PIB avançou quase 2% em 2012 depois de altas de 7,5% e 4% nos dois anos anteriores, ao passo que o cresci- mento estimado de 3% em 2022 vem após anos de baixa expansão econômica e do grande tombo de 3,9% em 2020; • o dólar começou 2012 cotado a R$ 1,72 e chegou a dezembro emR$ 2,11, versus R$ 5,22 ao fim de dezembro passado; • a inflação medida pelo IPCA terminou 2012 em 5,8%, impulsionada pela alta do consumo no País. Também foi de 5,8% em 2022, desta vez não por cau- sa de demanda interna elevada mas por altas em preços internacionais, como do petróleo, intensificadas pela valorização do dólar e escassez de alguns produtos; e • há dez anos a taxa básica de juro Selic estava em 7,25% ao ano, contra 13,75% hoje, e os financiamentos de veículos em 36 meses podiam ser contratados sem grandes problemas, com 20% de entrada e custavam ao freguês algo em torno de 1,3% ao mês, fazendo caber em bom número de bolsos os preços dos carros prati- cados à época. Hoje o mesmo finan - ciamento passa dos 2,5% ao mês e é difícil encontrar bancos que queiram conceder o empréstimo. Ao contrário do imaginado em 2012 todas as condições se degradaram nos Divulgação/FCA últimos anos, como observa José Maurício Andreta Júnior, presidente da Fenabrave, entidade que reúne os concessionários franqueados: “Quando chegamos ao re- corde de 3,8 milhões, em 2012, tínhamos financiamento fácil, produção em alta, car - ros mais baratos e renda em crescimento. São todos fatores que foram se deterio- rando ao longo do tempo até chegarmos ao nível atual de 2 milhões”. Adicionalmente aos problemas macro- econômicos a pandemia de coronavírus, a partir de 2020, provocou alta generalizada dos custos industriais de produção e de- sorganizou a cadeia global de suprimen- tos, o que em 2021 culminou na crise da falta de semicondutores que equipam os diversos sistemas eletrônicos dos veículos. No Brasil calcula-se que, sem chips suficientes, perdeu-se a produção de 345 mil veículos em 2021 e outros 250 mil dei- xaram de ser produzidos em 2022. 2016 2017 2018 2019 2020 2021 2022 Preço médio R$ 70.900 R$ 75.626 R$ 79.870 R$ 82.258 R$ 92.442 R$ 116.718 R$ 131.747 Variação anual -- 6,7% 5,6% 3% 12,4% 26,3% 17,2% Inflação anual IPCA 6,29% 2,90% 3,75% 4,31% 4,52% 10,06% 5,80% A escalada dos preços Preço médio de venda em lista Fonte: Bright Consulting

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