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30 Fevereiro 2023 | AutoData MERCADO » TRAJETÓRIA O s tempos já foram bem melhores para a economia nacional e, por consequência, para o mercado au- tomotivo doméstico, que há dez anos atingiu seu recorde anual de 3,8 mi- lhões de veículos vendidos – quase 800 mil importados, a maioria da Argentina, e pouco mais de 3 milhões produzidos no País por cerca de vinte fabricantes. Com o resultado de 2012 todas as consultorias e todos os analistas estimavam que em poucos anos à frente o Brasil estaria pro- duzindo e vendendo mais de 4,5 milhões de veículos/ano. Todos erraram feio: o desempenho nunca mais foi repetido e, hoje, não há quem aposte em número acima de 3 milhões/ano antes de uma década à frente. Milad Kalume Neto, diretor de desen- volvimento de negócios da Jato Dyna- mics Brasil, recorda que o cenário favorá- vel apontava para mercado de 4 milhões já em 2013, que terminou só um pouco abaixo de 2012, com 3 milhões 770 mil veículos vendidos e produção recorde – também nunca repetido – de 3,7 milhões de unidades. Por Pedro Kutney Há 10 anos eram 3,8 milhões, hoje são 2 milhões Após o recorde histórico de 2012 as vendas de veículos no Brasil nunca mais alcançaram o mesmo nível – e será muito difícil chegar lá outra vez. VW Gol Divulgação/VW “Gosto de lembrar que nos dozemeses de junho de 2012 a maio de 2013 foram emplacados pouco mais de 3,9 milhões de veículos, já eram quase 4 milhões em um ano.” Aquele impulso se deu por condições macroeconômicas muito mais favoráveis em comparação com as existentes hoje, como comprova a lista abaixo:

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