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26 Fevereiro 2023 | AutoData INDÚSTRIA » COMÉRCIO EXTERIOR O Chile, quarto maior cliente externo dos veículos brasileiros, foi o que mais aumentou as compras no ano passado, de 38 mil em 2021 para 57 mil, cresci- mento de 50%. As vendas saltaram no país depois que o governo permitiu o uso de recursos do fundo de pensão de trabalhadores para compra de automó- veis, impulso que em 2023 tende a se acomodar em nível mais baixo. “O México, nosso segundo maior destino de exportação, nos surpreendeu porque é um mercado pequeno e houve queda de vendas em quase todos os pa- íses”, observa Leite. “Mas nossas exporta- ções para lá cresceram [+26,5%, para 86 mil unidades].” Ele avalia que o maior fluxo de expor - tações do país para os Estados Unidos pode ter favorecido o Brasil. Outro destaque do ano foi a Colômbia que em anos recentes tornou-se o tercei- ro maior mercado de exportação após o acordo comercial, firmado em 2017, que isenta de imposto de importação uma cota atualmente fixada em 50 mil veículos/ ano: “Nossos produtos foram bem aceitos e este ano superamos em muito a cota”. Em 2022 os colombianos importaram 77 mil carros brasileiros, crescimento de 37,5% sobre 2021. FALTA DE FOCO EXPORTADOR O volume exportado em 2022, de 481 mil veículos, é apenas o décimo-segundo maior da história da indústria no Brasil, longe dos recordes de 766 mil em 2017 e, bem antes, de 724 mil em 2005, nas duas únicas vezes em que o setor superou a marca das 700 mil unidades exportadas – em ambas as ocasiões o mercado interno estava voltando a crescer após períodos de depressão. Apesar de honrosas exceções, de pou- cos bons exemplos e dos discursos sem- pre em favor da necessidade de aumentar o comércio exterior do setor automotivo no Brasil, a verdade é que nunca houve gran- de foco desta indústria nas exportações, sempre tratadas como complemento às vendas internas. O interesse e os esforços nas vendas externas sempre flutuam de acordo com as altas e baixas do mercado doméstico, que consome a maior parte da produção, mais de 80% na média dos últimos vinte anos. De 2002 a 2022 o País exportou 10,5 milhões de veículos montados, apenas 18,7% de tudo o que produziu – atores desta indústria dizemque porcentual ideal seria acima dos 25%. Após a crise econômica do fim dos anos 1990, que fez o mercado brasileiro recuar de quase 2 milhões em 1997 para volumes inferiores a 1,5 milhão nos anos seguintes, as exportações ganharam im- portância e foi com o crescimento das vendas externas, a partir de 2002, que as empresas voltaram a produzir volumes superiores a 2 milhões/ano. 2021 País 2022 Variação % 2021/2022 Volume Participação Participação Volume 132 35% Argentina 29% 139 5,3% 68 18% México 18% 86 26,5% 56 15% Colômbia 16% 77 37,5% 38 10% Chile 12% 57 50,0% 26 7% Uruguai 7% 34 30,8% 19 5% Peru 5% 24 26,3% 339 90% Total 87% 417 23,0% Maiores mercados dos veículos brasileiros Fonte: Anfavea Volumes exportados em milhares de unidades

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