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21 AutoData | Fevereiro 2023 dos novos City hatch e sedã e do SUV HR-V, a Honda não conseguiu produzir quantidade suficiente para atender a to - dos os pedidos. A Nissan também teve redução rele- vante de vendas em 2022: os emplaca- mentos caíram 17,3%, para 53,6 mil, e a participação declinou de 3,3% para 2,7%, mas a marca conseguiu se segurar na nona posição do ranking. DESEMPENHO RECORDE Para a décima posição subiu a Peu- geot, também uma marca da Stellantis, que há tempos não frequentava a lista das dez mais vendidas do País. Graças principalmente ao lançamento do hatch 208 como motor 1.0 do grupo – até então só utilizado pela Fiat – a Peugeot anotou o maior crescimento de vendas do ano, 41,3%, com 41,8 mil emplacamentos, sen- do 30 mil só do 208, tomando assim o lugar no ranking que em 2021 era da Caoa Chery, que desceu ao décimo-primeiro posto em 2022. Outro desempenho vistoso do ano passado foi registrado pela Citroën, que com o lançamento do popular novo C3 já no segundo semestre impulsionou o segundo maior crescimento de vendas do mercado brasileiro em 2022, em alta de 37,5% sobre 2021, somando o total de 32,1 mil emplacamentos. Jeep Compass VW Gol Divulgação/Jeep Divulgação/VW Com 137,5 mil emplacamentos a Jeep, segunda marca mais vendida do Grupo Stellantis, conseguiu se sustentar na sexta colocação do mercado, apesar da queda de 7,5% no total de emplaca- mentos. Apesar da saída de modelos das posições mais altas do ranking – o que se configurava em anomalia devido aos altos preços de seus carros – a Jeep ainda mantém desempenho relevante: o Compass foi o décimo veículo mais vendido do País em 2022 e o Renegade foi o décimo-terceiro. Logo atrás da Jeep, e com carros bem mais baratos, ficou a Renault, que teve desempenho estável, permanecendo com participação pouco inferior a 6,5% e 126,7 mil emplacamentos, volume 0,7% inferior ao de 2021. Apesar dos vários lan- çamentos feitos em 2022 a empresa não evoluiu pois teve restrições para produzir. Seu modelo mais emplacado – também o mais barato do País – foi o Kwid, que terminou ao ano na décima-segunda co- locação no ranking. O maior tombo de vendas de 2022 foi apurado pela Honda: os 56,7 mil em- placamentos representam retração de 30,4% sobre 2021, a participação de mer- cado caiu de 4,1% para 2,9%, mas ainda assim a marca conseguiu se manter na oitava posição. Apesar da completa re- novação do portfólio, com lançamentos

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