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18 Fevereiro 2023 | AutoData MERCADO » VEÍCULOS LEVES E m 2022 os problemas de produção causados pela falta de chips eletrôni- cos – ou a habilidade de contorna-los – continuou a determinar o desem- penho de marcas e modelos no mercado brasileiro. O jogo continua desarrumado, mas em comparação com 2021 a mão de cartas melhorou para uns e piorou para outros. O que não mudou é a liderança ab- soluta da Fiat e de sua picape compacta Strada, desde 2021 a marca e o veículo mais vendido do Brasil, o que também garante o Grupo Stellantis – dono também de Jeep, Peugeot, Citroën e Ram – na po- sição demaior fabricante de veículos leves do País. Mas em 2022 o desempenho já não foi tão bom quanto no ano anterior. As vendas e a participação da Fiat fi - caram paradas de um ano para outro, com 430,2 mil emplacamentos, o que correspondeu a quase 22% do mercado. Ainda assim o desempenho foi mais do que suficiente para garantir a liderança com cerca de 7 pontos porcentuais de vantagem sobre a segunda colocada, a Chevrolet, da General Motors. A recuperação da GM foi rápida: após o desastre produtivo de 2021, com fábricas paralisadas por meses, a empresa con- seguiu, em 2022, colocar três carros na Por Pedro Kutney Jogo continua desarrumado Em 2022 falta de chips continuou a afetar as empresas fabricantes e provocou novas mudanças no desempenho de marcas e modelos lista dos dez mais vendidos– Onix, Onix Plus e Tracker, o SUV mais emplacado do ano – e assim subiu do terceiro para o segundo lugar do ranking nacional, com 291,4 mil emplacamentos, crescimento de 20,3% sobre 2021, e participação de 14,9% aumentada em 2,6 pontos porcentuais, o maior avanço do ano. Já a Fiat também teve três modelos na lista dos dez mais vendidos, mas só a Strada sustentou a mesma posição de 2021 e continuou na primeira posição isolada do mercado – único veículo no Fiat Strada Divulgação/FCA

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