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12 FROM THE TOP » MARCUS VINÍCIUS AGUIAR, AEA Fevereiro 2023 | AutoData contribui para elaborar resoluções da ANP [Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustível], como requisi- tos técnicos para combustíveis. Na área de eletromobilidade a AEA tem outro GT que está preparando uma cartilha a respeito de veículos elétricos e discute sistemas de armazenamento de ener- gia e tecnologias de powertrain. Para emissões de veículos pesados estamos envolvidos na elaboração de critérios do Conama [Conselho Nacional do Meio Ambiente] para a estabelecer a categoria de cada veículo, suas emissões em uso real, contador de partículas, reduções de CO2 e NOx. Sobre hidrogênio a AEA tem uma célula para tratar do desen- volvimento de células de combustível e o projeto de lei para misturar hidro- gênio com gás natural. Outra área é a de lubrificantes, sobre os quais incidem diversas normas técnicas em que a AEA participa da elaboração. Também tra- tamos de processos de manufatura e reciclagemveicular. Já fizemos uma car - tilha de reciclagem de elétricos e suas baterias, e agora estamos trabalhando nas normas para reciclagemde pesados [com a regulamentação do programa Renovar] que deve ser adotado este ano. Em segurança veicular a AEA tem o GT da Senatran e faz parte da Câmara Te- mática de Assuntos Veiculares. Já o GT Made in Brazil trata de matérias-primas da indústria, aumento da produtividade da cadeia automotiva, pequenas em- presas. Temos ainda um GT específico para emissões evaporativas que estão sendo discutidas para o L8 [nova fase do programa de controle de emissões para veículos leves]. Existemgrupos que discutem infraestrutura, acessibilidade... “ Nosso objetivo é transformar a AEA em um centro técnico para orientar os órgãos que regulamentam as normas de segurança e emissões do setor automotivo.” metas de eficiência energética, que en - volve toda a regulamentação de como alcançar essa eficiência. Temos também metas de segurança veicular, porque o programa dá bônus [desconto de IPI] para as montadoras que antecipam a adoção de sistemas de segurança nos veículos, em fases nas quais esses itens vão se tornando obrigatórios e outra parte pode ser antecipada. A terceira parte é relacionada aos investimen- tos em pesquisa e desenvolvimento das empresas, na qual a AEA também trabalhou na primeira fase e continua trabalhando para estabelecer o que precisa desenvolvido no País. AAEA serve de consultoria técnica para a construção de regulamentações e le- gislações. Em quais áreas, hoje, a as - sociação está envolvida diretamente nesses processos? Temos comissões técnicas permanen- tes e grupos de trabalho temporários, os GTs, criados em função de alguma demanda específica, que estão envol - vidos em vários temas, como os já cita- dos objetivos da próxima fase do Rota 2030. Mas há muitos outros exemplos, como o GT de gasolina e etanol, que

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