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89 AutoData | Dezembro 2022 BorgWarner prestes a produzir baterias no Brasil para veículos comerciais elétricos TEVX Higer aumenta produção de ônibus elétrico para atender demanda em São Paulo Randon vende três primeiros implementos com eixo elétrico A BorgWarner vai produzir em Piracicaba, SP, na antiga Delphi, sistemas de baterias para veículos comerciais elétricos. O primeiro cliente no País é a Mercedes-Benz, que vai usar os módulos em seu chassi elétrico eO500U, que começa a ser produ- zido em São Bernardo do Campo, SP, no próximo semestre. ABorgWarner reconfigurou umdos prédios no Interior paulista para iniciar a operação da Akasol, empresa especializada na fabricação de baterias de lítio que foi adquirida pelo grupo em fevereiro. Será a quarta planta da Akasol no mundo. Na fase inicial, no primeiro trimestre de 2023, as células serão im- portadas e integradas a outros três componentes do sistema: o BMS, módulo de gerenciamento da bateria, o DCU, que regula a energia vinda do carregador, e o Junction Box, caixa que integra todos os sistemas elétricos do veículo. Nesta fase a capacidade será de 4 mil conjuntos por ano. O desenvolvimento de forne- cedores locais está programado para a segunda fase de produção, ainda sem data, quando a BorgWarner planeja iniciar a produção local das baterias. ARandon deu o primeiro passo na venda de carretas com eixo auxiliar elétrico, o e-Sys, desenvolvido pela Suspensys, uma das empresas do grupo gaúcho. Foram comercializadas três unidades: dois semirre- boques da linha Hybrid R da Randon foramvendidos para a mineradora chilena SQM, que aplicará as uni- dades em operações de minério de lítio no Deserto do Atacama; e ummodelo florestal foi comercializado para a produtora de celulose CMPC, que o utilizará para o transporte de cargas. Segundo a fabricante de implementos rodoviários, o uso dos semirreboques Hybrid R proporciona redução estimada em 60% nos custos operacionais do cliente. Divulgação/BorgWarner Divulgação/TEVX Higer Divulgação/Randon ATEVX Higer aumentou a produção do ônibus elé- trico Azure A12BR, na China, para atender à demanda da cidade de São Paulo, que decidiu só aceitar a entrada de novos modelos elétricos para operar no transporte público da cidade. A intenção da empresa é conseguir atender boa parte da demanda dos 2,6 mil veículos que as operadoras deverão comprar até 2024. Segundo a empresa, já existe programação com fornecedores de componentes e baterias para atender, em curtíssimo prazo, até duzentas unidades. O Azure A12BR já foi homologado pela SPTrans e a Higer Bus trará mais dez unidades do modelo para testes. No mundo este modelo soma 6 mil unidades em operação.

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