395-2022-12

88 Dezembro 2022 | AutoData AGÊNCIA AUTODATA » NEGÓCIOS Por Márcio Stéfani Stellantis encerra produção de motores em Campo Largo Mercedes-Benz quer eletrificar 10% das vendas no Brasil em 2023 Honda lançará quatro importados A Stellantis anunciou o encerramento de produção de motores E.torQ em sua fábrica de Campo Largo, PR. A unidade emprega cerca de duzentos colabo- radores que poderão ser transferidos para outras fábricas do grupo ou terão ajuda da companhia para se recolocar no mercado. A planta, originalmente chamada Tritec, foi construída no fim da década de 1990 a partir de associação da BMWcom a Chrysler, depois DaimlerChrysler, que vendeu a unidade ao Grupo Fiat, em 2008. Curiosamente, em 2010, a Fiat juntou-se à própria Chrysler e formou a FCA, em 2014, que tornou-se Stellantis a partir de 2021 após a fusão com o Grupo PSA. Agora a unidade está novamente à venda, pois o motor 1.8 aspirado que produzia lá não é mais utilizado por nenhum carro da fabricante e não houve interesse em renovar a linha. Segundo a companhia a decisão segue o planejamento global de neutralizar globalmente suas emissões até 2038: para isso a Stellantis investirá na produção demotores mais modernos e eficientes, como os das famílias que saem das linhas de Betim, MG, e equipam veículos Fiat, Jeep, Peugeot e Citroën. A Mercedes-Benz Cars e Vans traçou meta de ter ao menos 10% do seu volume de vendas no Brasil, em 2023, de veículos elétricos, cinco vezes acima dos 2% que deverá somar em 2022. Para isto a mar- ca anunciou, no início de novembro, a chegada ao Brasil de mais três modelos a bateria: o EQA 250, o EQB 250 e o EQE 300. Agora o portfólio local conta com cinco opções 100% elétricas – além deles têm o EQC e o EQS. Os cinco serão comercializados por treze concessionárias certificadas como EQ. A Honda Automóveis anunciou o lançamento de quatromodelos importados para 2023. Alémdas novas gerações de Civic e CR-V, disponíveis também em versões híbridas e:HEV, os outros dois são inéditos no mercado brasileiro: o esportivo Type R e o SUVmédio ZR-V. O primeiro a desembarcar no País, importado da Tailândia, será a 11ª geração do Civic, em versão híbrida, no início do ano que vem. Ainda no primeiro semestre será a vez do Civic Type R, esportivo fa- bricado no Japão detentor de recorde de tempo de volta em carros com tração dianteira no autódromo de Suzuka. No segundo semestre o ZR-V será trazido do México. Oveículo, comporte intermediário do New HR-V ao CR-V, foi desenvolvido com base no novo Civic. Já o CR-V híbrido também chegará até o fim do ano, para que a montadora cumpra compromisso de oferecer no País três híbridos até 2023. Divulgação/Stellantis Divulgação/MB Divulgação/Honda

RkJQdWJsaXNoZXIy NjI0NzM=