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83 AutoData | Dezembro 2022 “A eletrificação virá de cima para baixo, começando emveículos mais premium e avançando para os demais segmentos”, disse Paulo Leandro Santos, gerente de marketing de produto. “Nossa nova pla - taforma modular de modelos elétricos pode produzir desde um compacto até um comercial, com custos 40% menores na comparação com a primeira plataforma do Bolt.” O posicionamento de Cláudio Rawicz, diretor de comunicação e marketing da Audi, uma marca premium, corrobora com a opinião de Santos: no caso da empresa o plano já está bem definido, com o lança - mento do último modelo dotado de mo- tor a combustão interna em 2025. A partir de 2026 novos modelos Audi serão 100% elétricos e, em 2033, sairão de linha os modelos a combustão e híbridos plug-in, quando a marca se tornará 100% elétrica. “No mercado de luxo existe uma ten- dência de aceleração por híbridos e elé- tricos na comparação com o segmento de maior volume. Em 2024, falando do mercado premiumglobal, 52% das vendas serão de híbridos e elétricos. Em 2025 este índice já avança para 66%.” Já a Stellantis acredita que haverá mais um bom tempo de transição tecnológi- ca e o etanol surge como uma opção de descarbonização para esse período. De acordo com João Irineu Medeiros, diretor de compliance de produto e regulamen- tação no Brasil, a meta da companhia é ser neutra em seus produtos e operações até 2038, com uma redução de 50% das emissões de CO2 em 2030 ante 2021. Aqui o etanol será uma rota: “O trabalho no Brasil e região passará pela evolução do etanol, melhorias nos motores de alta eficiência, híbridos cometanol, veículo elé - trico a bateria e até célula de combustível a etanol. A curto prazo o híbrido a etanol é uma ótima oportunidade porque já temos infraestrutura para isso e a indústria está preparada”. ALTERNATIVA INOVADORA Foram apresentados também alguns cases que pegam carona na rota da des- carbonização e do cuidado com o meio- -ambiente. O diretor da LMG Consulting, Carlos Lamega, mostrou a proposta da ESF Río de La Plata, que patenteou tec- nologia de um filtro ativo para carbono e

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