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61 AutoData | Dezembro 2022 Hoje dezesseis fornecedores de autope - ças operam no Supplier Park, responsá - veis por cerca de 70% do fornecimento de componentes e sistemas para os modelos produzidos bem ao lado. Apenas em 2019 as compras da Stellantis destes sistemistas somaram R$ 3,1 bilhões, o equivalente a 30% do PIB de Goiana, segundo o recente estudo elaborado pela Ceplan. Tambémé relevante o aumento de for - necedores de componentes externos à planta emPernambuco, cujo númeromais do que dobrou, de cinco, em 2015, para doze em2022, somando assimatualmente 28 empresas fornecedoras de peças no Estado. Ainda segundo o levantamento da Ceplan de 2015 a 2022 a fábrica de Goia - na gastou R$ 91,6 bilhões em aquisição de insumos e contratação de serviços, o equivalente a 46% do orçamento de com - pras do Grupo Stellantis naAmérica do Sul no período, e 26,7% dos recursos foram alocados em fornecedores instalados no próprio Estado. POTÊNCIA ELÉTRICA NO AGRESTE A veterana Moura, também signatária do Regime Nordeste, é a mais antiga e maior das fornecedoras automotivas em Pernambuco. Fundada em 1957 por Édson Mororó Moura e sua esposa, Conceição Moura, em Belo Jardim, no Agreste de Pernambuco, é uma das pioneiras repre- sentantes da desconcentração da indús - tria automotiva do Sudeste do País, e há tempos fornece para todas as montadoras no País e não dependia de uma delas ins - talada no Estado, mas a chegada do polo deu ainda mais energia aos negócios: de 2007 a 2021 a receita líquida quadruplicou, alcançando R$ 2 bilhões no último ano, com produção de cerca de 10 milhões de baterias/ano, fazendo da empresa a principal responsável pela economia do município, hoje o décimo-terceiro maior PIB de Pernambuco. Com 6 mil empregados no Brasil, 3,5 mil deles trabalhando em três turnos nas fábricas de Belo Jardim, a Moura responde por 20% dos empregos e por 33% damassa salarial de Belo Jardim. A empresa soma investimentos de R$ 1,6 bilhão nos últimos doze anos. Amais nova unidade na cidade, em área de 420 hectares, abriga linha de produção que consumiu investimento de R$ 290 milhões, pode produzir 3 milhões de baterias/ano e tem espaço para dobrar esta produção. Já foram iniciadas as obras de uma nova linha de reciclagem com investimentos de R$ 600 milhões, que entra em operação no fim de 2023. Hoje a Moura é a maior fornecedora de baterias ao Grupo Stellantis no Brasil e na Argentina, fornece 100% das baterias EFB, demaior valor, para sistemas start-stop dos modelos Jeep produzidos em Goiana. A Divulgação/Moura

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