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50 Dezembro 2022 | AutoData MERCADO » LOCAÇÃO assinatura, cerca de quatrocentos con- tratos de usados já foram aprovados. A expectativa é que os negócios com assinatura dobrem de volume em 2023, seguindo este ritmo nos próximos quatro ou cinco anos. Para Roger Armellini, diretor comer- cial da Kinto e diretor de mobilidade, transformação digital e cadeia de valor da Toyota para América Latina e Caribe, “a Toyota está se transformando em uma empresa de serviços de mobilidade e nossa expectativa é crescer e integrar os serviços em nosso negócio. Cada vez mais a Kinto fará parte do ecossistema das concessionárias Toyota”. O executivo observa que a assinatu- ra tem muito a ver com o momento do cliente: “Depende da forma como ele usa, da frequência com que troca de carro, da taxa de juros, de quanto o banco paga no investimento. Para o cliente, confor- me a combinação, pode valer a pena assinar”. Em um cenário de taxa de juros nas alturas, como agora, a assinatura é uma alternativa ao financiamento, prin - cipalmente se o usuário roda pouco e escolhe um plano de mais longo prazo, o que influencia diretamente no cálculo da tarifa mensal: “Para a locadora estão envolvidos os custos da aquisição, que também são afetados pelos juros altos. Só que a loca- dora tem uma capacidade de captação de dinheiro no mercado melhor que um cliente pessoa física, porque compra em quantidade, tem linha de crédito com o banco ou capital próprio. Então tem custo de aquisição menor”. Da Toyota o Yaris, hatch ou sedã, é o modelo mais alugado pela Kinto. Hoje é um carro de alto giro dos seminovos que voltam do primeiro ciclo de locação em alguma das modalidades de aluguel da Kinto e são ofertados para aluguel de longo prazo por. Há ofertas de Yaris, com pouco mais de 10 mil quilômetros rodados, a partir de R$ 1,6 mil por mês. “Nosso modelo de negócio é diferen- te das locadoras que compram carros com altos descontos das montadoras para depois ganhar na venda do semi- novo”, conta Armellini. “Nosso foco é na cadeia de valor, de oferecer opções em um portfólio completo, seja comprando, financiando ou alugando um carro. Minha preocupação é estender a vida útil deste ativo, para atingir cada vez mais clientes.” MAIS CONCORRÊNCIA A Fiat e a Jeep lançaram o Flua! no mesmo momento em que nascia o Grupo Stellantis. De lá para cá o programa de assinaturas agregou mais modelos ao portfólio e multiplicou a presença física de seus pontos de venda nas concessioná- rias das marcas. Em novembro acresceu à lista de ofertas o elétrico Peugeot e-2008. Sem revelar o volume de contratos a empresa informa que a perspectiva é de crescimento para 2023, pois este mer- cado, de acordo com a Flua!, é o que mais cresce no Brasil, muito em função da aceitação do público mais jovem. O Grupo Caoa também criou uma sub- divisão para alugar modelos Hyundai e Caoa Chery. E foi além: em outubro anun- ciou a oferta de um modelo inédito no País, disponível apenas para assinatura, o Hyundai Ioniq Hybrid. Jack Nunes, diretor executivo co- mercial da Caoa Locadora, revelou que a frota locada já supera 4 mil veículos e a Divulgação/Localiza

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