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48 Dezembro 2022 | AutoData MERCADO » LOCAÇÃO CRESCIMENTO ACELERADO De acordo com o Sindipeças, que reúne os fabricantes ornecedores de autopeças, o mercado brasileiro de car- ros por assinatura cresceu 22% de 2021 a 2022. O porcentual representa o triplo do crescimento de todo o mercado de aluguel de veículos, que no mesmo pe- ríodo foi de 7%. A Abla, Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis, informa que atualmente o volume locado para as- sinaturas por empresas do segmento supera os 106 mil veículos, alta de 16,4% no período janeiro-setembro deste ano. No mesmo período de 2021 o volume era de 91 mil unidades assinadas. Nem todas as fabricantes informam os números de suas divisões de locação, portanto a quantidade de veículos assi- nados deve ser bem maior. As locado- ras, que são parceiras das montadoras e ajudam a absorver volume importante de veículos no mercado nacional, ao mesmo tempo também são suas maiores concorrentes na oferta de contratos de assinaturas. Marco Aurélio Nazaré, presidente da Abla, tem expectativa de que o volume dos carros assinados dobre no médio prazo: “É uma modalidade recente e que veio para ficar”, diz, comparando ao serviços de streaming de filmes e séries de TV. O aluguel por um a quatro anos é uma mudança de comportamento do brasi- leiro, que encontra alguma resistência, mas aos poucos se rende ao jargão do uso-ao-invés-da-posse. “O cliente acabou descobrindo, ex- perimentando e aprovando benefícios extras”, observa Paulo Miguel Júnior, conselheiro gestor da Abla. “Como os de deixar de ter preocupação e gastos com seguro, manutenção, revisões, tributos e, principalmente, com os desgastes que tinha na hora de revender o próprio carro.” MONTADORAS NO JOGO Nos últimos dois anos as empresas fabricantes de veículos decidiram entrar para valer no mercado de assinaturas de veículos aproveitando o potencial de expansão do mercado que até então vi- nha sendo aproveitado por seus maiores clientes: concessionários e locadoras. Atualmente boa parte das marcas de automóveis presentes no País tem programas de locação de longo prazo, normalmente por meio da abertura de empresas dedicadas a este negócio, em associação com as divisões financeiras desses grupos empresariais, que finan - ciam a formação da frota para locação. As vendas das assinaturas são feitas por meio on-line e nas próprias concessio- nárias das marcas, A Toyota foi a primeira no Brasil a pi- sar no terreno das locações, oferecendo mobilidade como serviço, no fim de 2019, com a criação da Toyota Mobility Service, de compartilhamento de seus veículos. Em meados de 2020 surgiu a Kinto Brasil, associação da Toyota Financial Services com a Mitsui. O programa de assinaturas da empresa é relativamente novo: o Kinto One Personal foi lançado em setembro de 2021 para pessoas fí- sicas e jurídicas e agora está disponível em todas as concessionárias Toyota no Brasil. A Kinto já locou mais de 6,5 mil uni- dades no Brasil. Agora, com o fim de contratos e retorno de carros seminovos para serem ofertados em contratos de Divulgação/Toyota

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