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72 Novembro 2022 | AutoData AGÊNCIA AUTODATA » NEGÓCIOS Por Márcio Stéfani VW e-Delivery inicia carreira internacional no México e Paraguai Mercedes-Benz Axor sai de linha em 2023 Volvo encerra parceria com MWM e produzirá motor próprio para linha VM AVolkswagen Caminhões e Ônibus iniciou as expor- tações do caminhão elétrico e-Delivery, desenvolvido e produzido em Resende, RJ, para o México e Para- guai. Para o mercado mexicano foram embarcadas cinco unidades, vendidas ao Grupo Modelo. Os novos veículos chegam para atender objetivos de redução de emissões de CO2 da companhia até 2040. Antes de iniciar as vendas a VWCO testou o veículo no país, em altitudes de até 3,8 mil metros, com suas equipes de engenharia brasileira e mexicana. Depois do México foi a vez do Paraguai iniciar as vendas do Volkswagen caminhão elétrico brasileiro. A importadora oficial Diesa oferecerá as duas versões do modelo, de 11 e 14 toneladas. A primeira unidade já foi vendida para o serviço de distribuição da Cervepar, operado em parceria com a Fadel Transportes. Após dezessete anos Mercedes-Benz vai encerrar em 2023 a produção da linha Axor, de caminhões semipesados e pesados, na fábrica de São Bernardo do Campo, SP. Com substitutos de mesmo porte nas famílias Atego e Actros, a fabricante entendeu que não valeria a pena investir na reconfiguração do Axor para adoção de motorização Euro 6, obrigatória para atender os requisitos da nova fase do programa brasileiro de redução de emissões, o Proconve P8, em vigor a partir de janeiro. Lançado no Brasil em 2005, o Axor Euro 5 estará disponível para encomendas, até o fim de 2022, em suas catorze configurações, metade rodoviárias e outra metade para uso fora-de-estrada. Os preços variam de R$ 610,3 mil a R$ 986,5 mil. Os novos caminhões semipesados e pesados Volvo VMvão utilizar motores Euro 6 produzidos pela própria fabricante em Curitiba, PR, encerrando a parceria de quase 20 anos no Brasil com a MWM para o forneci- mento dos propulsores diesel. Para atender à nova etapa da legislação brasileiro de emissões, o Proconve P8, a partir de janeiro os VM serão equipados com o motor Volvo D8K, um 6-cilindros de 8 litros e duas potências, 290 cv ou 360 cv. A princípio blocos, vira- brequins, pistões e bielas serão importados da Volvo na Índia, e de 70% a 80% da montagem será feita na fábrica do Paraná, que passou por mudanças para receber a nova linha e as novas tecnologias exigidas pelas normas Euro 6. A ideia é gradativamente desen- volver fornecedores locais para reduzir a dependência de peças do Exterior. Segundo a empresa a decisão foi tomada com base na equação de custos: ficou mais favorável introduzir na linha de montagem um motor já existente na companhia. Divulgação/Volvo Divulgação/MB Divulgação/VWCO

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