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67 AutoData | Novembro 2022 em corridas na Europa. Por isto a Abarth foi adquirida pela Fiat e se tornou sua divisão de preparação oficial. Mais recentemente a estilização Po- wered byAbarth foi estampada na versão de topo do Fastback, que tem a mesma potência de 185 cavalos da motorização 1.3 turbo e agora custa R$ 5 mil a mais que o Pulse envenenado – mas neste caso o carro não temamesma preparaçãomecâ- nica e o SUV-cupê, lançado em setembro, traz o logotipo da Fiat na grade dianteira, não o escorpião da marca esportiva. PRIMEIRO ABARTH BRASILEIRO O Pulse será o primeiro SUV compacto Abarth e foi totalmente desenvolvido pelo Centro Tecnológico da Stellantis América do Sul, emBetim, MG. Desde os itens visu- ais até a calibração do conjunto motor 1.3 turboflex, transmissão e suspensão, tudo foi trabalhado para atender as expectativas do consumidor que busca personalização e desempenho. A ambição da Fiat com o Pulse Abarth é que suas vendas representem 10% do volume mensal de emplacamentos do SUV em todas as suas versões. “Espe- ramos que as vendas do Pulse se man- tenham como em outubro, no patamar das 4,1 mil unidades/mês. Então o Abarth representaria algo como quatrocentas unidades por mês. Mas vamos trabalhar Divulgação/Stellantis para ampliar esse resultado”, explicou Herlander Zola, vice-presidente sênior da Fiat América do Sul. Foi preparada uma estratégia diferen- ciada para vender o Pulse Abarth, que poderá ser comprado em todas as quase seiscentas lojas da rede no Brasil, mas só 55 concessionárias terão o carro expos- to em espaço exclusivo, também terão remuneração pouco mais alta e veículos disponíveis para test-drive. “É obvio que vamos continuar nos po- pulares, mas queremos crescer ainda mais nossa participação com os produtos da prateleira de cima. É importante para a rentabilidade e a continuidade dos inves- timentos na região”, afirma Zola. PREPARADO PARA VELOCIDADE Dirigindo no traçado mais rápido do Brasil, a pista de Tarumã, no Rio Grande do Sul, deu para perceber como a Fiat pretende convencer o cliente de que uma versão preparada pode entregar emoção de conduzir a umSUVque, finalmente, faz jus ao S da sigla, de esportivo. O Pulse Abarth tem comportamento confiável e direção muito mais precisa do que as outras versões do SUV que já di- rigi. E isto se dá primeiramente pela nova geometria da suspensão dianteira, com barra estabilizadora de maior diâmetro. As molas e amortecedores na dianteira e na traseira são 13% e 12% mais rígidas, respectivamente, e o eixo de trás é 15% mais rígido nas torções durante acelera- ções bruscas em curvas. As respostas ao volante são imediatas e, segundo a Fiat, são programadas ele- tronicamente para acontecer 51% mais rápidas do que no sistema de série das outras versões do Pulse. Isto é importante porque com o pé embaixo na sequência de curvas 1, 2, e 3, após a reta de Taru- mã, é preciso ter confiança para manter o motor cheio. Aliás, o conjunto motor-transmissão recebeu trabalho extra da equipe de engenharia brasileira para entregar ao motorista/piloto desempenho impro- vável para um SUV nacional. O motor T

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