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63 AutoData | Novembro 2022 mostrando impressionante emuito flexível margem de ganho no produto. O primeiro SUV elétrico da Peugeot no País está sendo lançado com amplo pacote de serviços e descontos agre- gados, além de opção de assinatura: o plano mais barato, de 36 meses, sai por R$ 6 mil/mês, com documentação, IPVA e manutenções de rotina incluídos na mensalidade. A COMBUSTÃO, SÓ EM 2024 Enquanto o e-2008, como todos os carros elétricos no Brasil, pode ser im- portado isento de pagar imposto de im- portação – de 35% sobre qualquer outro modelo a combustão – e aqui sofre tri- butação parecida à de um hatch 1.0, a versão com motor térmico precisa ser desenvolvida para ser produzida local- mente, pois não é viável trazer o carro pronto de fora. Segundo informações que circulam na imprensa a produção do novo 2008 a combustão, na América do Sul, será transferida de Porto Real, RJ, para a fá- brica de El Palomar, Argentina, onde a partir de 2024 dividirá a mesma plata- forma CMP com o hatch 208, produzido lá desde 2020. O 2008 a ser produzido dentro das isen- ções doMercosul estaria sendo preparado para trocar o motor 1.2 turbo europeu e usar aqui o modelo 1.0 turboflex, de 130 cv, já utilizado no Fiat Pulse e fabricado em Betim, MG, desde 2021 pelo Grupo Stellantis, dono da Peugeot e de outras treze marcas. Felipe Daemon , vice-presidente res- ponsável pelas operações da Peugeot na América do Sul, afirma que antes de introduzir o novo 2008 a combustão no Brasil tratará de explorar todo o poten- cial do modelo antigo ainda produzido aqui, que passou por recente atualização: “Apresentamos o face-lift em junho, mas o carro chegou às concessionárias só em outubro e já quadruplicou as vendas. En- tão agora vamos trabalhar nas vendas do modelo renovado antes de pensar em lançar o novo”. PLANO ELÉTRICO Como lançamento do terceiro Peugeot 100% elétrico e importado no mercado brasileiro – o e-2008 chega depois do ha- tch e-208 em 2021 e da van e-Expert este ano – Daemon garante que a marca será protagonista no plano de eletrificação do Grupo Stellantis na América do Sul, que prevê a participação de 20% dos carros elétricos no total de suas vendas na região até 2030. “Em 2023 lançaremos mais dois elétri - cos e até 2024 ofereceremos uma versão elétrica a bateria em todos os segmentos em que atuamos.” Daemon afirma que a Peugeot introdu - ziria modelos elétricos no Brasil mesmo se não houvesse a isenção tributária do imposto de importação: “Se algomudar, se a tributação voltar a ser aplicada, teremos de adaptar o plano, mas não interrompe- remos. A eletrificação é um compromisso da marca”. A projeção da Peugeot é de conti- nuação do crescimento das vendas de elétricos no Brasil. Os volumes são muito baixos, representam menos de 0,5% do total do mercado, mas este ano devem triplicar com relação a 2021, para cerca de 9 mil unidades, e crescer dez vezes até 2027, para 30 mil – o que apesar da forte aceleração seguirá sendo um vo- lume insignificante, não mais do que 1% das vendas. QUALIDADES O e-2008 é um carro bem ajustado, que mantém as boas qualidades presen- tes na maioria dos Peugeot, como design atraente, com identidade marcante – é um irmão menor do 3008 –, capricho nos acabamentos externos e internos, quadro de instrumentos digital com projeção 3D e os mais modernos sistemas eletrônicos de assistência aomotorista, como controle de velocidade de cruzeiro adaptativoACC, assistência de permanência em faixa e frenagem automática de emergência. O bom pacote de tecnologia, seguran- ça e conforto combina muito bem com o prazer de dirigir proporcionado pela tração Divulgação/Peugeot

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