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61 AutoData | Novembro 2022 tas. As calotas também são pretas, o que diferencia bem a versão de entrada das demais. Na tampa do porta-malas, abaixo do logo VW, em vez de Polo está a iden- tificação Track. Por dentro o acabamento não chega a ser pobre, mas ainda abusa do plástico duro e rústico. FÁBRICA RENOVADA Para produzir o Polo Track a fábrica de Taubaté recebeu parte importante dos recursos do atual ciclo de investimento da Volkswagen, de R$ 7 bilhões até 2026. A chegada do carro à linha de produção promove a estreia da plataforma MQB na unidade, até agora a única da fabricante na América do Sul que ainda não produzia veículos sobre a base global e modular do Grupo VW, mais moderna e flexível. Agora quase todos os Volkswagen produzidos nas três fábricas de veículos da empresa no Brasil usam a plataforma MQB – a única exceção é a picape Sa- veiro ainda montada na Anchieta, em São Bernardo do Campo. Sem divulgar valores do investimen- to específico em Taubaté a Volkswagen promoveu uma série de mudanças na fábrica para possibilitar a produção do novo modelo e para modernizar a unida- de, inaugurada em 1976 e que teve como primeiro modelo ali produzido o Passat, dois anos depois. A reportagem de AutoData visitou as áreas de estamparia, armação de carro- ceria e montagem final. Novos equipa - mentos, sistema de solda a laser trifocal, que permite soldar peças de diferentes tipos de material, e mais oitenta robôs soldadores – que ampliaram para 240 o total presente na área – foram incorpo- rados às linhas de Taubaté, onde o Polo Track já está sendo montado, ainda em fase de testes. A área de armação de carrocerias ago- ra tem câmaras que fazem, em tempo real, checagem dos pontos de solda, para que possíveis erros sejam detectados e corrigidos na hora, evitando retrabalho e custos extras. Na estamparia de chapas a linha de prensa continua a mesma, composta por quatro unidades executam quinze golpes por minuto e produzem 103 peças dife- rentes. O que mudou foi o ferramental, os novos moldes para estampar as partes da carroceria do Polo Track, que custam algumas dezenas de milhões de reais – mesmo que seja para fazer o carro mais barato da marca.

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