394-2022-11

57 AutoData | Novembro 2022 LOCADORAS AMPLIAM NEGÓCIOS A entrada das três montadoras de ve- ículos pesados no negócio de locação foi balizada pelo aumento de demanda por aluguel de caminhões, que dobrou desde 2021. A Abla, associação que re - úne as locadoras, registrou um salto no segmento de pesados alugados: passou de 15,8 mil unidades locadas de janeiro a setembro de 2021 para 34,1 mil no mesmo período deste ano. Localiza, Ouro Verde – que passou para as mãos da Unidas – e Vamos são as principais locadoras de caminhões no País, que começam a explorar novas opor- tunidades em diversos ramos de atuação. AVamos, do Grupo Simpar – também dono da locadora Movida e outras empre- sas do setor de transportes –, anunciou durante a Fenatran a aquisição de vinte unidades do caminhão autônomo VW Constellation 31.280 8x4, que opera na colheita de cana-de-açúcar. “A compra dos caminhões autônomos incrementará nossa frota para locação pelo agronegó- cio, setor em expansão no qual identifi - camos grandes oportunidades”, afirmou informou seu CEO, Gustavo Couto. A locação de veículos pesados é uma das soluções do Grupo Vamos para a renovação de frotas, permitindo que o cliente mantenha o foco em sua ativida- de principal. A companhia garante que a economia é de até 30% nos custos ope- racionais. Atualmente a Vamos dispõe de mais de 38,5 mil ativos alugados pelo Brasil, sendo 30,6 mil caminhões e quase 8 mil máquinas e equipamentos. São mais de 1 mil clientes na carteira e 3 mil contratos firmados em diversos segmentos. GIGANTES GAÚCHAS Quase ao mesmo tempo em que VWCO, Scania e Volvo anunciavam suas novas operações de locação Gerdau e Randon divulgaram, no início de setem- bro, associação para a criação de em- presa de aluguel de veículos pesados, a Addiante, que já deu partida aos seus negócios na Fenatran. As duas gigantes gaúchas pretendem investir R$ 250 milhões até 2024 no novo negócio, que tem 50% de participação de cada uma. AAddiante terá como prin- cipal serviço a locação de caminhões e carretas para transportadores ou em- barcadores de carga. A comercialização dos serviços da nova empresa contará com o apoio da rede de distribuidores da Randon Implementos, com mais de oitenta pontos em todo o País. POTENCIAL CRESCENTE O mercado de locação de veículos pesados tem potencial para crescer bem mais no País pois apenas 1% dos mais de 3,3 milhões de caminhões e implementos rodoviários em circulação são alugados. Recente estudo da KPMG, elaborado com a SAE e a AutoData Editora, indicou que 45,5% dos transportadores pretendiam avaliar ofertas de locação como alternativa à compra do veículo. Outros 21,5% disse - ram estar indecisos, o que também pode indicar algum interesse. Apenas um terço não tinha interesse na locação de cami- nhões para suas operações. Garantir maior fluxo de caixa para ou - tros investimentos, gestão de manuten- ção, documentação e multas, despreocu- pação com a revenda e desmobilização dos ativos são os principais motivos pela preferência. A conquista de benefícios fiscais, declarando o veículo como despe - sa, também foi considerado por frotistas. Cássio Pagliarini, diretor de estratégia da Bright Consulting, avalia que a assi- natura de pesados seja mais interessante para o transportador autônomo do que para o cliente frotista: “Diferentemente de veículos leves acho que a assinatura de pesados é mais difícil de emplacar, por- que esses veículos, caminhões, carretas e ônibus urbanos, têm a lucratividade mais apertada mas contam com financiamento subsidiado. Além disso o dono de frota perde menos dinheiro na compra e na revenda”. Para o consultor a assinatura parece ser mais promissora para caminhões pe- quenos, vans e micro-ônibus. Divulgação/Volvo

RkJQdWJsaXNoZXIy NjI0NzM=