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53 AutoData | Novembro 2022 vel que invistam mais em peças para melhorar a frota atual e segurem um pouco as compras de zero-quilômetro, até que tenham mais segurança no que devem fazer”. De acordo com o consultor a incerteza sobre como será 2023 ajuda a justificar por que não houve um movimento intenso de antecipação de compras, sobretudo de caminhões, para aproveitar os preços vigentes: “É ummomento muito diferente de 2011, quando o País e o mundo viviam outra realidade econômica”. Ele se refere à entrada dos veículos Euro 5 no mercado brasileiro, em 2012. Na época houve uma corrida dos transporta- dores às concessionárias nos últimos me- ses de 2011 para renovar suas frotas antes da virada da tecnologia e dos preços, alimentando o recorde histórico jamais quebrado de vendas de caminhões no País, de 172,9 mil unidades, e de ônibus, com 34,5 mil chassis. José Alberto Panzan, diretor da Anaci- rema Transportes, confirma a análise de Merluzzi. Na sua visão, mesmo os cami- nhões Euro 6 sendo mais econômicos, não há justificativa para um aumento de preço acima de 20%: “Operamos em um mercado muito competitivo e nossas mar- gens de lucro estão apertadas”. Panzan revela ainda que a empresa já renovou a frota este ano, portanto não comprará caminhões Euro 6 tão cedo: “Sabemos da importância de ter ve- ículos com motores Euro 6, mas faze- mos a nossa lição de casa investindo em manutenção preventiva. Nós também treinamos nossos motoristas para uma condução mais econômica e fazemos controle de emissão de poluentes”. A Zorzin Logística vai por outro cami- nho e está disposta a investir em veícu- los Euro 6 já no próximo ano. Segundo Gislaine Zorzin, diretora administrativa de novos negócios, “a empresa já está fazendo cotações de todos os custos em cima dos valores aproximados desses caminhões”. O objetivo é aumentar a frota na faixa de quarenta a cinquenta veículos, todos Euro 6: “Sabemos que haverá disponibilidade de caminhões Euro 5 no começo do ano que vem, mas estamos dando preferência para os que têmmotores mais atualizados. Não apenas pela sustentabilidade mas pelos benefícios, sobretudo a economia que trazem para a operação”. Divulgação/Volvo Divulgação/VWCO

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