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52 Novembro 2022 | AutoData EMISSÕES » VEÍCULOS PESADOS A Iveco também está mais alinhada com um cenário positivo de vendas no ano que vem, mesmo com os caminhões mais caros. Essa expectativa se formou depois que a empresa praticamente tripli- cou suas vendas de 2019 a 2022. Segun- do o presidente da empresa na América Latina, Márcio Querichelli, a Iveco deverá manter seu plano de crescimento: “Esta- mos preparados para a transição ao Euro 6. Apesar dos problemas na cadeia de fornecimento e de o mercado estar com tendência de redução, projetamos conti- nuar crescendo de maneira sustentável”. O otimismo da Iveco também decorre do fato de que, embora caminhões e ôni- bus venham a sofrer reajustes de preço em 2023 por causa do Proconve P8, uma parcela de produtos de seu portfólio já usa motores diesel Euro 6 desde o início deste ano, quando entrou emvigor o Pro- conve L7, aplicado a veículos leves, de até 3,5 toneladas. É o caso dos modelos mais leves da linha de vans e furgões Daily. Sendo assim uma pequena parte do aumento na conta da tecnologia para reduzir emissões já foi assimilada. A DAF aposta na economia dos novos caminhões Euro 6 para atrair os transpor- tadores. De acordo com a empresa “os novos softwares, a bomba d’água variável e o controle de cruzeiro preditivo de série somam até 8% de economia”. Além disso afirma que a nova geração tem manu - tenção fácil e acessível, proporcionando menor custo de operação. Na Fenatran a DAF apresentou sua linha Euro 6 com três opções de motores. Alan Messias, diretor de desenvolvimento de produtos da empresa no Brasil, disse que os novos motores seguem índice de nacionalização parecido com o dos anti- gos Euro 5, de 55% a 57%, “todos produ- zidos na nossa fábrica em Ponta Grossa”. INSEGURANÇA NO MERCADO Frotistas e transportadores têm folego para absorver um aumento no preço de caminhões e ônibus neste momento? É esta a pergunta que Orlando Merluzzi, sócio gestor da MA8 Management Con- sulting Group, “joga no ar”. O questio- namento do consultor surge porque há muita insegurança do setor com relação ao ambiente econômico para o próximo ano: “Temos um cenários de juros altos de 1,5% ao mês para financiar e inflação que impede, de certa maneira, novos investimentos”. Merluzzi reconhece que muitas em- presas precisam renovar a frota, porém podem adiar o investimento: “É prová-

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