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50 Novembro 2022 | AutoData EMISSÕES » VEÍCULOS PESADOS cadeia, estima que os aportes de suas associadas cairão 13%, de R$ 2,3 bilhões este ano para R$ 2 bilhões em 2023. De acordo com o presidente Cláudio Sahad, “boa parte desses investimentos vieram por causa do Euro 6, o que não se repete no ano que vem”. A Cummins, por exemplo, informa ter investido R$ 170 milhões no desenvol- vimento de motores Euro 6 que serão fornecidos aos seus clientes no Brasil, incluindo a VWCO, Agrale, Marcopolo e mais um fabricante de caminhões que proíbe a divulgação de seu nome. Desde 2014, quando o Euro 6 passou a valer na Europa, a Cummins começou a se preparar para a fase 8 do Proconve no Brasil que ocorreria anos depois. Para tanto a divisão de negócios Cummins Emission Solutions desenvolveu um sis- tema de pós-tratamento de gases SCR especialmente para o mercado brasileiro. CAMINHÕES MAIS CAROS Motores que atendem à fase 8 do Proconve atraíram mais investimentos e contribuíram para expressivos aumentos dos preços dos caminhões e ônibus que serão vendidos a partir de janeiro. Segun- do Roberto Leoncini, vice-presidente de vendas e marketing da Mercedes-Benz, os números da tabela de valores dos ca- minhões Euro 6 estão de 15% a 20% mais altos do que a linha Euro 5 atual. No caso de ônibus a alta chegará a 35%. “O impacto será maior em ônibus porque ficamos mais de um ano e meio meses sem aplicar reajustes por causa da pandemia. Não é porque a tecnologia é diferente pois o sistema para ambos é o mesmo.” O executivo destaca que a grande re- volução do Euro 6 não foi simplesmente a redução das emissões: “Pegamos todas as famílias de veículos que fazemos aqui e mudamos totalmente a eletrônica. Isso traz uma série de possibilidades quando falamos de sistemas de segurança, ve- locidade de gerenciamento dos motores e sistemas. Essas novidades resultarão também em redução de custos opera- cionais e mais conforto”. Mas a maior e mais atraente vanta- gem da nova motorização para os clien- tes segue sendo a mesma de sempre a cada fase da legislação: economia de combustível. A terceira geração do motor OM 471 de 530 cv, por exemplo, o mais Divulgação/Scania

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