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48 Novembro 2022 | AutoData EMISSÕES » VEÍCULOS PESADOS motorização Euro 6, assim como o fora- -de-estrada Arocs lançado em 2021, que consumiu R$ 300 milhões do ciclo. Ou- tros R$ 100 milhões foram direcionados à produção do chassi de ônibus elétrico eO500U na fábrica de São Bernardo do Campo, que também recebeu aportes na casa de R$ 200 milhões para instalação de linhas de manufatura digital 4.0. Com isso sobraramdo plano original R$ 400 milhões para investir exclusivamente nas linhas demotores e agregados, que se somam a outros valores direcionados aos produtos, compondo gastos que devem encostar em R$ 1 bilhão em adaptações e desenvolvimento da linha Euro 6. A reportagem da AutoData também foi atrás da DAF para entender qual seria o total investido em sua linha Euro 6, porém a empresa do Grupo Paccar informou que “não divulga valores por questão de estratégia”. Seja como for, segundo alguns consultores, a conta não deve ter sido inferior aos R$ 500 milhões, que devem ser somados aos lançamentos dos no- vos modelos XF, em 2020, e CF, em 2021 e este ano, já preparados para receber motores Euro 6. No fim de 2021 a DAF anunciou que injetaria US$ 70milhões, algo em torno de R$ 395 milhões na época, em sua fábrica de Ponta Grossa, PR, mas os recursos serão utilizados para a expansão da unidade fabril bem como para alavancar o atendimento interno e preparar terreno para a exportação de caminhões para a América do Sul. FORNECEDORES TAMBÉM INVESTEM A adoção de motores Euro 6 também puxou investimentos de muitos forne- cedores – tanto que o Sindipeças, que reúne cerca de quinhentas empresas da Divulgação/DAF Divulgação/Iveco

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