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45 AutoData | Novembro 2022 pela Suspensys, uma das divisões de auto- peças do grupo. Mas desta vez agregou a solução a mais uma inovação: uma carreta frigorificada complacas solares para suprir com energia tanto as baterias quanto o sistema de refrigeração do implemento. AUTOPEÇAS O Grupo Randon também levou à feira mais de meia dúzia de empresas de sua divisão de autopeças, em um estande separado da fabricante de implementos, e lá o eixo elétrico e-Sys ocupou posição de destaque, apresentado como solução para carretas e também para chassis de caminhões que podem ser transformados em híbridos com a eletrificação do eixo. ZF e Cummins Meritor também exibi- ramna Fenatran suas soluções para veícu- los comerciais eletrificados, mas ainda sem previsão de vendas no Brasil, ao menos por enquanto. Agora como divisão da fabricante de motores Cummins, após a conclusão da fusão em agosto passado, a Meritor trouxe ao SP Expo os eixos elétricos 14Xe e 17Xe – o segundo, para caminhões pesados de até 44 toneladas de peso bruto com- binado, foi apresentado pela primeira vez no Brasil e ainda está em fase de testes, e o início de produção está previsto para 2025 em Linsdesberg, Suécia. O 14Xe já é produzido emAsheville, Carolina do Norte, nos Estados Unidos: atende a modelos de 12 t e 24 t de PBT e está pronto para chegar ao mercado nacional. Em seu estande a ZF expôs o sistema de tração elétrica CeTrax de segunda gera- ção, apresentado no último IAA, emHan- nover, Alemanha, com produção em série confirmada para 2023. Composto por dois motores elétricos de alto desempenho e transmissão de três velocidades, o sistema pode ser instalado em plataformas novas ou já existentes de veículos pesados. Ou- tra solução apresentada foi o eWorX, que integra as baterias de caminhões elétricos aos seus implementos, para fornecimento de energia. Depois de uma feira com tantas novi- dades e negócios, a próxima edição da Fenatran já foi confirmada: será de 4 a 8 de novembro de 2024, também no São Paulo Expo.

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